Uma garota de 50 kg está em um elevador sobre uma balança calibrada em newtons. O elevador move-se verticalmente, com aceleração para cima na subida e com aceleração para baixo na descida. O módulo da aceleração é constante e igual a 2m/s2em ambas situações. Considerando g=10m/s2, a diferença, em newtons, entre o peso aparente da garota, indicado na balança, quando o elevador sobe e quando o elevador desce, é igual a:
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
No dia 13 de maio de 1891, na cidade de Mar de Espanha, em Minas Gerais, um grupo de ex-escravos foi preso por autoridades republicanas. Motivo: comemoravam o terceiro aniversário da abolição. Eles ostentavam a bandeira do Império, ameaçavam queimar a da República, e davam vivas à Princesa Isabel. [...] Foi assim que a princesa se consagrou, na imagem popular, como a “redentora”. Mas o que teria tornado possível esse tipo de canonização? [...] Teria sido esta uma prova de “alienação”, como se diria hoje?
DAIBERT, Robert Junior. O Reinado de Isabel. In: FIGUEIREDO,
Luciano. História do Brasil para desocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
Os questionamentos apresentados pelo texto acerca da construção da imagem da princesa Isabel, pelos ex-escravos, estão relacionados ao fato de a Lei Áurea negligenciar a
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.
Adaptado de lance.com.br
Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e, hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar que a bola atinge
- Filosofia | 2.2 Clássica
O termo injusto se aplica tanto às pessoas que infringem a lei quanto às pessoas ambiciosas (no sentido de quererem mais do que aquilo a que têm direito) e iníquas, de tal forma que as cumpridoras da lei e as pessoas corretas serão justas. O justo, então, é aquilo conforme à lei e o injusto é o ilegal e iníquo.
ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural: 1996 (adaptado).
Segundo Aristóteles, pode-se reconhecer uma ação justa quando ela observa o:
- Física
As baterias de íon-lítio equipam atualmentevários aparelhos eletrônicos portáteis como laptops, máquinas fotográficas,celulares, entre outros. As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer1000 mAh (mil mili Ampère hora) de carga.
Sabendo-se que a carga de um elétron é de1,60.10-19 C, assinale a alternativa que representa corretamente onúmero de elétrons que fluirão entre os eletrodos até que uma bateria com essacapacidade de carga descarregue totalmente.
- História | 3.2 Era Vargas
João de Deus levanta-se indignado. Vai até a janela e fica olhando para fora. Ali na frente está a Panificadora Italiana, de Gamba & Filho. Ontem era uma casinhola de porta e janela, com um letreiro torto e errado: “Padaria Nápole”. Hoje é uma fábrica... João de Deus olha e recorda... Quando Vittorio Gamba chegou da Itália com uma trouxa de roupa, a mulher e um filho pequeno, os Albuquerques eram donos de quase todas as casas do quarteirão. [...] O tempo passou. Os negócios pioraram. A herança não era o que se esperava. Com o correr dos anos os herdeiros foram hipotecando as casas. Venciam-se as hipotecas, não havia dinheiro para resgatá-las: as propriedades, então, iam passando para as mãos dos Gambas, que prosperavam.
VERÍSSIMO, É. Música ao longe. Porto Alegre: Globo, 1974 (adaptado).
O texto foi escrito no início da década de 1930 e revela, por meio das recordações do personagem, características sócio-históricas desse período, as quais remetem