Uma criança brincando com um ímã, por descuido, o deixa cair, e ele se rompe em duas partes. Ao tentar consertá-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois pedaços não se encaixam devido à ação magnética.Pensando nisso, se o ímã tivesse o formato e as polaridades da figura a seguir, é válido afirmar que o ímã poderia ter se rompido
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza, em um site, um aplicativo que informa a projeção da população do Brasil em tempo real. A imagem mostra a projeção exibida no site às 6h 12 min 20 s do dia 28 de setembro de 2019.
Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação
Disponível em: https://ibge.gov.br. Acesso em: 28 set. 2019 (adaptado).
Considere que a população brasileira aumenta, em média, em um indivíduo a cada vinte segundos.
Do instante exibido até as 6h 12 min 20 s do dia 29 de setembro de 2019, quantas pessoas foram acrescidas à população do Brasil?
- Geografia - Fundamental | 2.03 Fusos Horários
As sedes dos jogos disputados pelo Brasil na Copa do Mundo da África do Sul estão situadas no fuso (+2) e Brasília, no fuso (-3). De acordo com a tabela a seguir, a primeira fase do torneio terá seu início no dia 15 de junho de 2010 e a FIFA determinou três horários locais para início das partidas: 13 horas, 16 horas e 20 horas respectivamente.
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Os bens e o sangue
VIII
(...)
Ó filho pobre, e descorçoado*, e finito
ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais
com a faca, o formão, o couro... Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras,
para o fim de tudo que foi grande!
Ó desejado,
ó poeta de uma poesia que se furta e se expande à maneira de um lago de pez** e resíduos letais... És nosso fim natural e somos teu adubo,
tua explicação e tua mais singela virtude... Pois carecia que um de nós nos recusasse para melhor servir nos. Face a face
te contemplamos, e é teu esse primeiro
e úmido beijo em nossa boca de barro e de sarro.
Carlos Drummond de Andrade, Claro enigma.
* “descorçoado”: assim como “desacorçoado”, é uma variante de uso popular da palavra “desacoroçoado”, que significa “desanimado”.
** “pez”: piche.
(FUVEST 2018 1ª FASE) Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:
I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”.
II. “Ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”.
III. “para o fim de tudo que foi grande”.
IV. “para melhor servir nos”.
A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em
- Matemática | 10. Estatística
A cidade de Guarulhos (SP) tem o 8º PIB municipal do Brasil, além do maior aeroporto da América do Sul. Em proporção, possui a economia que mais cresce em indústrias, conforme mostra o gráfico.
Analisando os dados percentuais do gráfico, qual a diferença entre o maior e o menor centro em crescimento no polo das indústrias?
- Literatura | 3. Produção Colonial
(UFMG) A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha.
Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.
Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.
Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem.
CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.
Esse fragmento apresenta-se como um texto