Para responder à questão, considere a figura abaixo,que representa as linhas de força do campo elétrico gerado por duas cargas puntuais Qa e Qb:
A soma Qa e Qb é necessariamente um número:
Questões relacionadas
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(IFAL) Um jogo de cara ou coroa tinha a seguinte regra: quando o lado da moeda era cara, o jogador ganhava 3 pontos e, quando era coroa, o jogador ganhava apenas 1 ponto. Após lançar a moeda 10 vezes, um determinado jogador obteve 24 pontos. Quantas vezes, nesses 10 lançamentos, saiu o lado cara da moeda para esse jogador?
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Há, em virtude da demanda crescente de economia de água, equipamentos e utensílios como, por exemplo, as bacias sanitárias ecológicas, que utilizam 6 litros de água por descarga em vez dos 15 litros utilizados por bacias sanitárias não ecológicas, conforme dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qual será a economia diária de água obtida por meio da substituição de uma bacia sanitária não ecológica, que gasta cerca de 60 litros por dia com a descarga, por uma bacia sanitária ecológica?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Mesopotâmia
[...]
Criaram os primeiros códigos de lei para controlar a sociedade, como as Leis de Talião (leia: Código de Hamurabi), formuladas pelo Imperador Hamurabi, que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Por volta do século VII a.C., o Imperador Nabucodonosor II ordenou que fossem construídos dois templos que serviriam de grande reverência arquitetônica: os Jardins Suspensos e a Torre de Babel.
[...]
Mesopotâmia. Disponível em: <www.infoescola.com/historia/mesopotamia/>. Acesso em: 14 abr. 2017.
Glossário
Delito – qualquer ato capaz de infringir a lei estabelecida; crime.
O texto refere-se a qual povo que habitou a Mesopotâmia na Antiguidade?
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia a história em quadrinhos com os alunos. Explore o título, as imagens e os diálogos.
1.2. Pergunte aos alunos:
a) O que é que sabendo usar não vai faltar? Por quê?
b) Onde as crianças estão? As crianças estão felizes? Por quê?
c) Por que Pepeu está preocupado? O que aconteceu com o dinheiro do Pepeu? Por que isso aconteceu?
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, continuem a contar a história “Sabendo usar não vai faltar” utilizando os dois últimos quadrinhos. Coloque o trabalho dos alunos num lugar de destaque na escola.
2.2. Professor, caso queira contar a história em quadrinhos completa para os alunos é só acessar o site: http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf
3. Terceiro passo
3.1. Professor, peça aos grupos que preparem uma belíssima apresentação com a história em quadrinhos que eles completaram: Sabendo usar, não vai faltar.
- Física | B. Vetorial
(UEM) Considerando movimentos próximos à superfície terrestre, e na ausência de forças dissipativas, é correto dizer que
01) na queda vertical, se um corpo de massa m sofre um deslocamento d a partir do repouso, em um intervalo de tempo t então esse mesmo corpo, partindo novamente do repouso, sofrerá um deslocamento 2d em um intervalo de tempo 2t.
02) na queda vertical, se um corpo de massa m adquire uma velocidade v a partir do repouso, em um intervalo de tempo t então um corpo de massa 2m, partindo também do repouso, adquirirá uma velocidade 2v no mesmo intervalo de tempo t
04) na queda vertical, se um corpo de massa m adquire uma velocidade v a partir do repouso, em um intervalo de tempo t então esse mesmo corpo, partindo também do repouso, adquirirá uma velocidade 2v em um intervalo de tempo 2t
08) tanto o lançamento horizontal como o lançamento oblíquo podem ser estudados decompondo-os em dois movimentos simultâneos e independentes entre si, sendo um movimento uniforme horizontal e um movimento uniformemente variado vertical.
16) se um corpo de massa m for solto na vertical e um outro corpo também de massa m for lançado horizontalmente da mesma altura h no mesmo instante t então este último atingirá primeiramente o solo, por ter sofrido um impulso inicial que o primeiro não sofreu.
Sob esses aspectos, a soma dos itens corretos é igual a: