Constantes físicas
Aceleração da gravidade próximo à superfície da Terra: 10 m/s2
Aceleração da gravidade próximo à superfície da Lua: 1,6 m/s2
Densidade da água: 1,0g/cm3
Velocidade da luz no vácuo: 3.108 m/s
Duas cargas elétricas fixas estão separadas por uma distância d conforme mostra o esquema seguinte:
Os pontos sobre o eixo x onde o campo elétrico é nulo, estão localizados em:
Questões relacionadas
- Arte | 4. Idade Média
MICHELANGELO. Davi.1504.
BERNINI. Davi. 1623.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema Cidadezinha Qualquer,do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão. Cidadezinha qualquer
Carlos Drummond de Andrade
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, Meu Deus. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/conteudo/poemas.htm>. Acesso em: 20 out. 2012.
Qual o recurso poético utilizado no verso “ Devagar... as janelas olham”?
- História | 6.08 Imperialismo
(UFSM)
Na pintura de John Gast (Figura 1), Colúmbia, a mulher angelical, carrega a "luz da civilização" para iluminar os caminhos e guiar homens e carroças na marcha para o oeste dos Estados Unidos; enquanto ela avança e expande os cabos do telégrafo nos caminhos por onde passa, tanto os indígenas nativos como os animais selvagens fogem amedrontados.
No centro do cartaz (Figura 2), a mulher com armadura (uma referência à heroína Joana d'Arc) traz, na mão direita erguida, um ramo de oliveira, símbolo da sabedoria universal; a mão esquerda segura o escudo com as cores da bandeira francesa e o lema "progresso - civilização - comércio". É a alegoria da França conquistadora que se expande para a Ásia e África distantes, levando as luzes do progresso e do comércio para os povos que, por desconhecerem o majestoso brilho da civilização europeia, vivem na escuridão.
Essas imagens são alegorias de duas ideologias imperialistas do século XIX sintetizadas, respectivamente, nas expressões históricas.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Pense na sua família, nas pessoas que fazem parte dela, nos seus hábitos e costumes...
a) Escreva um parágrafo descrevendo a sua família.
b) A história individual de uma criança está relacionada à sua família. O que seria diferente em você se você fizesse parte de outra família? Explique sua resposta.
- Arte | 6.1 Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Academicismo e Impressionismo
Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia — nem mulata ou negra — poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa “monarquia tropical”?
OLIVEIRA, C. Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.
O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à