Uma partícula com carga q e massa M move-se ao longo de uma reta com velocidade v constante em uma região onde estão presentes um campo elétrico de 1.106 Mv/m e um campo de indução magnética de 0,10T.Sabe-se que ambos os campos e a direção de movimento da partícula são perpendiculares entre si. Determine a velocidade da partícula.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A mídia divulga à exaustão um padrão corporal determinado, padrão único, branco, jovem, musculoso e, especialmente no caso do corpo feminino, magro. Pesquisas apontam para o fato de que esse padrão de beleza divulgado se aplica apenas de 5 a 8% da população mundial. Especialmente no Brasil, onde a diversidade é uma característica marcante, a mídia no geral acaba por mostrar seu desprezo pela riqueza de tipos, de raças, pela própria mestiçagem, insistindo num padrão único de beleza tanto para mulheres quanto para homens.
MALDONADO, G. A educação física e o adolescente: a imagem corporal e a estética da transformação na mídia impressa. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes, n. 1, 2006 (adaptado).
Em relação aos aspectos do padrão corporal dos brasileiros, compreende-se que esta população
- Biologia
(PUC-MG) O termo verminose indica uma série de parasitas que atacam a população de modo geral. Nosso país é marcado por grande dispersão de verminoses de Norte a Sul. São causas comuns de verminose, EXCETO:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O toyotismo surgiu no Japão na década de 1960, com uma proposta bem diferente do taylorismo-fordismo. O discurso de que era possível flexibilizar o trabalho e fazer com que os profissionais pudessem utilizar parte de sua capacidade intelectual para resolver problemas e tomar decisões, fez com que muitos trabalhadores fossem seduzidos. Essa proposta de modelo flexível se mostrou também como uma ferramenta de sedução do profissional para que sua subjetividade pudesse trabalhar em prol dos interesses da organização.
FERRARINI, Rafael Xavier. Trabalho x Saúde Mental: Impactos do toyotismo na saúde dos trabalhadores. 2017. 84 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2017
A partir da década de 1970, os impactos da tecnologia “diminuíram” o tempo e a distância e, graças à eficiência das novas tecnologias, tornaram possível a flexibilização da produção.
Este modelo de produção flexível tinha como uma de suas principais características a
- Física | B. Força Magnética
(FAC. ALBERT EINSTEIN) Dois fios condutores retos, muito compridos, paralelos e muito próximos entre si, são percorridos por correntes elétricas constantes, de sentidos opostos e de intensidades 2A e 6A conforme esquematizado na figura.
A razão entre os módulos das forças magnéticas de um fio sobre o outro e o tipo de interação entre essas forças é igual a:
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(MACKENZIE) A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem.
Na França (...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918.
Gerard Vincent. Uma história do segredo
Biblioteca Nacional de Portugal, disponível em: http://purl.pt/609/1/
Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa.
Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do: