Texto base: A questão refere-se a uma faixa de divulgação dos materiais disponíveis em um depósito de construção no Brasil. Leia-a e observe-a com atenção. Fonte: http://www.placaserradas.com.br/fotoshtm/foto_083.htm - 4/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
De acordo com o significado da palavra arreia, observando as classes de palavras, qual seria o sentido, caso a faixa fosse escrita numa frase, como Arreia ferro e cimento.
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
O Brasil foi um dos países receptores de milhões de europeus e asiáticos que vieram para as Américas em busca de oportunidade de trabalho e ascensão social. Aproximadamente 3 milhões de estrangeiros entraram no Brasil entre 1887 e 1914, 72% do total de imigrantes que vieram para o continente americano. É correto afirmar que essa concentração se explica, entre outros fatores, pela:
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(UFPR) O produto de 417 por , sendo que os símbolos representam números da base decimal. Assinale a alternativa que apresenta o produto correto.
- Matemática | 13. Geometria Plana
O polígono que dá forma a essa calçada é invariante por rotações, em torno de seu centro, de - História | 5.1 Expansão Marítima
(UCCAMP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
(...) os mitos e o imaginário fantástico medieval não foram subitamente subtraídos da mentalidade coletiva europeia durante o século XVI. (...) Conforme Laura de Mello e Sousa, “parece lícito considerar que, conhecido o Índico e desmitificado o seu universo fantástico, o Atlântico passará a ocupar papel análogo no imaginário do europeu quatrocentista”.
(VILARDAGA, José Carlos. Lastros de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554). São Paulo: Annablume, 2010, p. 197)
O imaginário que povoou as crenças dos viajantes no contexto da expansão marítima europeia pressupunha a
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Vamos entender agora como se comportam as sombras em diferentes posições do corpo e das fontes de luz.
Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo vai ter um fotógrafo oficial e um "coletor de sombras" oficial os outros serão atores.
A atividade funcionará assim:
Os atores vão fazer uma pose que resultará em uma sombra. O fotógrafo tirará uma foto da pose, mas os atores devem se manter na pose após a foto. É importante testar locais onde haverá sombra. Se for necessário utilize lanternas. Enquanto os atores ficam na posição, o "coletor de sombras" vai desenhar com giz sobre as sombras que o grupo projetou no chão ou na parede, se tiver muito grande, o fotógrafo pode ajudar. Depois os atores saem e o fotógrafo registrará apenas o desenho feito com as sombras.
Cada grupo fará pelo menos três posições.
Depois de registradas, as imagens das sombras serão projetadas. Os outros grupos tentarão refazer a pose que gerou as sombras. Cada grupo terá uma tentativa. Depois a foto da pose será exibida.
Esse exercício será feito com todas as poses.
Façam um debate sobre a experiência.