A figura representa o esquema de um circuito elétrico de uma lanterna. Considerando-se que a força eletromotriz e a resistência interna de cada pilha, respectivamente, iguais a 3,0V e , a resistência elétrica da lâmpada igual a 3V e 5 ohm que da lanterna sai um feixe de luz cilíndrico, de raio igual a 5,0cm, pode-se afirmar que a intensidade luminosa da lâmpada da lanterna é igual, em W/m2 , a:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais:
- Manequins de loja ou manequim recortado em compensado
- Roupas diversas e acessórios diversos
- Máquina fotográfica
- Material para pequenos ajustes nas roupas: fita crepe, fita dupla face.
Desenvolvimento:
1 – Esta é uma atividade lúdica, divertida e que renderá ótimos resultados.
2 – Avise à turma que farão uma viagem pelo mundo de diferentes épocas históricas e que precisam preparar um baú de roupas e acessórios. Peça então a cada um que recolha roupas com a mamãe, com a vovó, vizinhos e etc.: saias longas, vestidos, meia arrastão, casacos, camisas, e tudo mais, além de acessórios e maquiagens: chapéus, óculos, lenços, colares, bengala, maletas, batons, blush, plumas, gravatas etc. Diga a eles que escolham peças que possam ser usadas para vestir pessoas de diferentes épocas.
3 – Vá recolhendo e montando o baú de roupas e acessórios ao longo de determinado período.
4 – No dia do desenvolvimento da atividade, ela poderá ser desenvolvida de duas maneiras:
A – Deixar que as crianças vistam os manequins a seu gosto, de diferentes maneiras e fotografar tanto o processo quanto o resultado que deve ser registrado com os autores do “figurino”.
B – Deixar que as próprias crianças vistam as roupas e realizem as fotografias uns dos outros.
5 – Em uma aula divertida escolher as melhores fotos.
6 – Expor as fotografias em diferentes porta-retratos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Observe o início do parágrafo que abre a crônica do Veríssimo:
“Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa.”
Qual o sujeito do verbo chegou e da locução verbal queria fazer?
- História | 5.1 Expansão Marítima
[1] A Europa viveu uma revolução cultural — a
Renascença — nos séculos XV e XVI, nos quais muito dos
antigos saberes do continente foi recuperado e um novo
[4] espírito de curiosidade científica assegurou-lhe avanços
tecnológicos essenciais, que a colocaram à frente do resto do
mundo. As viagens de exploração logo se transformaram em
[7] grandes ondas de colonização, que chegaram à maior parte do
globo.
Philip Parker. Guia Ilustrado Zahar: história mundial. Rio de Janeiro: Zahar, 2011, p. 216-7.
[1] O momento das descobertas foi também o momento
das rupturas. Ao lado das invenções técnicas, que permitiram
as aventuras dos navegantes, transformações nas estruturas
[4] materiais e mentais deram início ao que a filosofia e a história
chamam de “liberação do indivíduo”, tirando-o do anonimato
medieval: “divinização do homem e humanização de Deus”.
[7] Avança a circulação das ideias, com a descoberta, por
Gutenberg, do processo de impressão por meio de tipos
móveis, com a multiplicação dos livros e o aparecimento da
[10] imprensa escrita.
Adauto Nunes. Experiência e destino. In: Adauto Nunes (Org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.10-1 (com adaptações).
Tendo como referência os fragmentos de texto acima, e considerando a inserção do Brasil no capitalismo nascente e a produção dos seus espaços geográficos, julgue o item.
No período da história a que se referem os fragmentos de texto, a imediata ocupação dos espaços indígenas resultou em espaços geográficos pouco ou nada articulados entre si.
- História | 3.2 Era Vargas
(UFPR) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”
Fonte: CPDOC. "Fatos & Imagens > 1944: O Brasil vai à guerra com a FEB".
Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Salvador, 10 de maio de 2012.
Consultoria PC Speed
Sr. Pedro Alberto
Assunto: Consultoria
Prezado Senhor,
Manifestamos nossa apreciação pelo excelente trabalho executado pela equipe de consultores desta empresa na revisão de todos os controles internos relativos às áreas administrativas.
As contribuições feitas pelos membros da equipe serão de grande valia para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho que estão sendo utilizados.
Queira, por gentileza, transmitir-lhes nossos cumprimentos.
Atenciosamente,
Rivaldo Oliveira Andrade
Diretor Administrativo e Financeiro
Disponível em: www.pcspeed.com.br. Acesso em: 1 maio 2012 (adaptado).
A carta manifesta reconhecimento de uma empresa pelos serviços prestados pelos consultores da PC Speed.
Nesse contexto, o uso da norma-padrão: