(UFPR) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”
Fonte: CPDOC. "Fatos & Imagens > 1944: O Brasil vai à guerra com a FEB".
Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Se eu fosse um relógio...
Se eu fosse um relógio, fazia com que o tempo, às vezes,demorasse mais, outras vezes demorasse menos. Assim, quando eu estivesse a dormir, ou a comer, ou a ver bonecos, ou a jogar no computador, o tempo passava mais devagarinho. No Natal, no dia dos meus anos, nas férias de verão, o tempo passava mesmo mais devagarinho, o tempo não tinha escolha. Mas quando eu estava em situações difíceis, como por exemplo, quando tivesse pesadelos, quando alguém brigasse comigo ou se eu não soubesse como resolver algum problema, o tempo passava muito depressa. Assim, podia estar menos tempo em situações complicadas e mais tempo a fazer coisas boas...
Guilherme Bica
http://garotada3-a.blogspot.com/2009/04/se-eu-fosse-um-relogio.html
Sabemos que não podemos controlar o tempo. Mas se você tivesse esse poder...
...quando você faria o tempo passar devagar? Quando você faria o tempo passar rápido?
Escreva uma situação que você faria que o tempo passasse mais devagar e outra que você faria que o tempo passasse mais rápido.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Geografia | 3.5 Vegetação
As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação dococo preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americanode Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Comentando a descoberta feita no último Informe da ONU sobre o Desenvolvimento de que a riqueza total dos 358 maiores ‘bilionários globais’ equivale à renda somada dos 2,3 bilhões mais pobres (45 por cento da população mundial) [...]. Não admira que os esquálidos 2,3 por cento da riqueza mundial possuídos por 20 por cento dos países mais pobres trinta anos atrás caíram agora ainda mais para 1, 4 por cento. [...] ‘A globalização deu mais oportunidades aos extremamente ricos de ganhar dinheiro mais rápido. Esses indivíduos utilizam mais recente tecnologia para movimentar largas somas de dinheiro mundo afora com extrema rapidez e especular com eficiência cada vez maior’. Infelizmente, a tecnologia não causa impacto nas vidas dos pobres do mundo. De fato, a globalização é um paradoxo: é muito benéfica para muito poucos, mas deixa de fora ou marginaliza dois terços da população mundial. BAUMAN, Zygmunt Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. p. 78-79. (Fragmento)
Enunciado:
Considerando a análise feita pelo autor sobre o processo de globalização,
a) identifique quais são suas principais conseqüências socioeconômicas para a população mundial.
b) explique porque o autor a considera um processo paradoxal.
- Geografia | 5.3 Urbanização
O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de ponta nem outros investimentos fixos vindo do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da:
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
(UECE) El plural correcto de la frase “El marqués no usa quepis” es: