Dado o polinômio axk + 2x2 – t, com a < k e sabendo que P(1) = 0, P(-2) = 51, determine a soma dos algarismos do número w = t15 (a - 1)20 e, a seguir, assinale a opção correta.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
About waste – an introduction
Waste is a big environmental issue everywhere. This started with the industrial revolution. Besides the waste we create at home, school and other public places, there are also those from hospitals, industries, farms and other sources. Humans depend so much on material things and almost everything end up as waste. And where does the waste go to?
What is waste (trash, garbage, rubbish, refuse)
Waste are items we (individuals, offices, schools, industries, hospitals) don’t need and discard. Sometimes there are things we have that the law requires us to discard because they can be harmful. Waste comes in infinite sizes — some can be as small as an old toothbrush, or as large as the body of a school bus.
Everyone creates waste, although some people are more environmentally conscious and create very little. Some countries also do a very good job creating less waste and managing the rest. Others are pretty horrible and have created huge environmental problems for the people and animals living there.
• Did you know?
Europe creates about over 1.8 billion tons of waste each year. This means each person creates about 3.5 tons on average.
• Did you know?
In 2010, Americans generated about 250 million tons of trash and recycled and composted over 85 million tons of this material, equivalent to a 34.1 percent recycling rate. On average, we recycled and composted 1.51 pounds out of our individual waste generation of 4.43 pounds per person per day — this information comes from EPA, USA (US Environmental Protection Agency).
All over the world, communities handle their waste or trash differently. Some common methods of managing their waste include landfilling, recycling and composting. Other communities strongly embark on waste reduction and litter prevention or control aimed at reducing the production of waste in the first place. Some communities also engage in waste-to-energy plants and dangerous waste disposal programs.
Source: <www.eschooltoday.com/waste-recycling/waste-management-tips-for-kids.html>. Adapted.
Vocabulary:
Issue – questão, problema.
Besides – além de.
Tons – toneladas.
Handle – tratar, lidar com.
Waste-to-energy plants – usinas de transformação do lixo em energia.
According to the text:
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Proporção na Geometria
Observe a imagem abaixo.
A figura 1 foi ampliada por meio de uma transformação homotética de razão k = 2 a partir do centro O, obtendo-se a figura 3. Sabendo que cada ponto da figura 2 é ponto médio entre os seus correspondentes nas figuras 1 e 3, qual é a razão de homotetia da figura 2 para a figura 3?
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
O cartaz reproduzido a seguir faz parte de uma campanha da Organização Pan-Americana da Saúde.
Qual das medidas abaixo é recomendada no cartaz?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia os textos I e II para responder a questão.
Texto I
Vai-se uma geração
Evolução de alunos do Brasil em prova mundial é positiva, mas incapaz de transformar a realidade educacional do país no horizonte visível
O Brasil melhora, mas não dá saltos. A frase, válida para diversos aspectos do desenvolvimento nacional, aplica-se ao resultado do país no mais reputado exame internacional de estudantes.
A edição de 2012 do chamado Pisa confirmou a tendência evolutiva dos adolescentes brasileiros, em especial na matemática, seu flanco mais vulnerável.
A cada três anos, o exame patrocinado pela OCDE – grupo de 34 nações, em sua maior parte desenvolvidas – testa a proficiência em matemática, leitura e ciências de alunos de 15 anos de idade. [...]
Ao longo dos quatro últimos exames, a partir de 2003, o Brasil foi o país que mais pontos ganhou em matemática. Sua nota média subiu de 356 para 391. No mesmo período, a Coreia do Sul, no topo do desempenho, ganhou dois pontos, chegando a 554.
Na escala do Pisa, cada 40 pontos representam o equivalente a um ano de conhecimento adquirido. Vê-se assim traduzido, mesmo após o avanço relativo de nossos adolescentes, o abismo que ainda separa brasileiros de coreanos, equivalente a quatro anos de atraso em desfavor dos primeiros.
[...]
Estudar numa escola particular no Brasil coincide com uma vantagem superior a dois anos de escolarização em matemática, na comparação com a rede pública. Ainda que essa distância tenha diminuído 27% em nove anos, prenúncio pior de resiliência da desigualdade social é difícil de encontrar.
O choque educacional de que o Brasil precisa para catalisar uma evolução quase inercialmente positiva ainda não foi desfechado. Ele tarda. A cada 12 anos, vai-se uma geração de estudantes.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142628-vai-se-uma-geracao.shtml>.
Acesso em: 8 dez. 2013.
Texto II
[...] Em vez de nos aventurarmos em debates inócuos, comemorando um ínfimo crescimento no Pisa (teste internacional que avalia alunos de 15 e 16 anos em várias áreas), vamos cuidar de quem efetivamente faz a diferença no ensino: o professor. Não adianta pensar que o professor deve ensinar apenas o bê-á-bá, sem entrar em questões fundamentais como formação da cidadania, produtividade e competitividade, nessa ordem. Para isso é preciso prepará-lo e remunerá-lo nos mesmos níveis dos profissionais da iniciativa privada.
RUIZ, Francisco S. Folha Uol. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142636-painel-do-leitor.shtml>
Acesso em: 8 dez. 2013.
Comparando-se as ideias expostas nos textos I e II, conclui-se que:
- Geografia | 5.1 População
Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.
Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa: