Considere as seguintes afirmações:
I. A função é estritamente crescente no intervalo
II. A equação 2x+2 = 3x-1 possui uma única solução real.
III. A equação (x + 1)x = x admite pelo menos uma solução real positiva.
É (são) verdadeira(s)
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons separados por, no mínimo, 0,1 segundo.
Considerando uma condição em que a velocidade do som no ar é 340 m/s, qual é a distância mínima a que uma pessoa deve estar de um anteparo refletor para que se possa distinguir o eco do som emitido?
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
De acordo com o sociólogo Bourdieu, as relações sociais contemporâneas são entremeadas pela dominação masculina e pela submissão feminina, decorrente de uma violência masculina, às vezes imperceptível. A violência dos homens sobre as mulheres pode se dar tanto de forma objetiva, física, quanto simbólica, subjetiva, consciente ou inconscientemente. A violência simbólica se exerce, sobretudo, através das palavras e pode contar, inclusive, com a cumplicidade inconsciente das mulheres. Ela se funda na fabricação contínua de crenças, que fazem com que o indivíduo se posicione no espaço social segundo critérios e padrões do discurso dominante.
COELHO, M. T. Á. D. A dominação masculina: o poder do desejo do Outro. Cogito, Salvador, vol. 11, out. 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org. Acesso em: 21 jul. 2020.
O sociólogo Pierre Bourdieu descreveu a estrutura social como um sistema hierarquizado de poder e privilégio. Desta forma, para ele, a violência simbólica é um(a)
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. "O Rio civilizava-se" era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.
OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.).
O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007
O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a)
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
O telefone tocou.
— Alô? Quem fala?— Como? Com quem deseja falar?— Quero falar com o sr. Samuel Cardoso.— É ele mesmo. Quem fala, por obséquio?— Não se lembra mais da minha voz, seu Samuel? Faça um esforço.— Lamento muito, minha senhora, mas não me lembro. Pode dizer-me de quem se trata?ANDRADE, C. D. Contos de aprendiz. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958 (fragmento).
Pela insistência em manter o contato entre o emissor e o receptor, predomina no texto a função: - Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uece) Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possuem celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirmações a seguir.
I - As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.
II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvimento de câncer hepático em pessoas.
É correto o que se afirma em