Proposta de Redação
IMPORTÂNCIA DO CIBERATIVISMO: A FUNCIONALIDADE DE AÇÕES COLETIVAS NAS REDES SOCIAIS
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre IMPORTÂNCIA DO CIBERATIVISMO: A FUNCIONALIDADE DE AÇÕES COLETIVAS NAS REDES SOCIAIS apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente, coesa e original, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O ciberativismo tem sido uma alternativa aos mass media, meios de comunicação de massa tradicionais, para organizar reuniões políticas e sociais, e disseminar determinada mensagem a um maior número de pessoas sem depender do rádio, da TV e dos jornais impressos. O objetivo é também obter maior liberdade de expressão, de troca de informações, expressar e compartilhar opiniões e realizar atos de impacto público.
Nos tempos atuais, o ciberativismo tem se concentrado em temas ambientais, políticos e sociais, sempre tendo como base a acessibilidade crescente das pessoas à Internet e telefonia móvel. Além da maior visibilidade, a Internet possibilita baixo custo na produção e disposição de conteúdos e eventos, além da eficácia em curto período de tempo nas adesões alcançadas por meio de comunidades virtuais.
https://gerry.jusbrasil.com.br/noticias/112299360/ciberativismo
TEXTO II
No Irã, em 2009, o Twitter se mostrou um importante campo de batalha no ambiente virtual, após a reeleição suspeita de fraude do então presidente Mahmoud Ahmadinejad, que gerou protestos e confrontos com a polícia iraniana. Com comícios proibidos, a comunicação cortada, a imprensa local camuflando o ocorrido e jornalistas estrangeiros proibidos de ficarem no país, os iranianos utilizaram o Twitter e o YouTube para mostrar ao mundo o que realmente estava acontecendo. O celular e as redes sociais também se mostraram uma poderosa "arma" nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Apostando na dinâmica rede-rua, foi pelo Facebook que os organizadores do MPL (Movimento Passe Livre) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que boa parte delas participou dos protestos nas ruas de diversas cidades brasileiras.
TEXTO III
Um grande exemplo de ciberativismo é a organização AVAAZ, que por meio da internet busca mobilizar a população mundial a favor de causas sociais diversas. A organização nasceu em 2007 e tem como grande objetivo “mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem”. As causas defendidas pela AVAAZ são locais (Brasil) e globais, e dizem respeito aos mais variados temas (educação, pobreza, guerras, política, etc).
https://cadernodia.wordpress.com/2011/08/18/ciberativismo/
TEXTO IV