Proposta de Redação
DESAFIOS NO COMBATE AO BULLYING NO BRASIL
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Muitas vezes mascarado como uma brincadeira, o bullying é uma forma de intimidação vexatória que usa um conjunto de violências, desde a verbal, física, e até mesmo a segregação do indivíduo. A prática pode acontecer em qualquer ambiente, mas é frequentemente encontrada na dinâmica escolar.
O fenômeno pode causar diversas consequências profundas nas vítimas. Baixa autoestima, isolamento social, ansiedade, estresse, depressão, fobia e ideação suicida são alguns dos efeitos associados.
O QUE É BULLYING?
A lei nº 13.185, de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), define que é intimidação sistemática ou bullying "todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas".
TIPOS DE BULLYING
Os tipos são inúmeros, conforme a Letícia Bessa, especialista no assunto, e podem abordar características físicas, gênero, raça, cor, sexualidade, entre outros [...] São eles:
Bullying LGBTQIA+fóbico;
Bullying étnico-racial;
Bullying gordofóbico;
Bullying capacitista.
Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/bullying-o-que-e-tipos-e-exemplos-1.3246613. Acesso: 03 jan. 2023. (com adaptações)
TEXTO II
Como identificar o bullying?
É possível que o educador seja capaz de identificar essas ações de violência em sua sala de aula desde quando ele conheça as razões que motivam o autor do bullying a praticá-lo, principalmente como ele se instala no ambiente escolar.
Para tanto, é preciso abordar o tema de forma clara com a turma, pontuando que essas ações não serão admitidas na escola. É fundamental desenvolver um trabalho de conscientização nas crianças desde cedo sobre o quanto esse tipo de violência pode ser prejudicial, tanto para aqueles que praticam, como para os que sofrem.
Existem três critérios que ajudam a identificar quando a prática está sendo instaurada no ambiente:
· As ações de bullying são repetitivas.
· As ações sempre são desequilibradas do ponto de vista de poder, portanto, as vítimas ficam indefesas diante dos ataques.
· Inexiste razão para os ataques, embora as agressões possam explorar as características físicas ou sociais das vítimas.
Disponível em: https://www.colegiopoliedro.com.br/blog/como-identificar-e-combater-o-bullying-escolar/. Acesso: 03 jan. 2023.
TEXTO III
Disponível em: https://static.wixstatic.com/media/4b554c_109b7dc25392452faef041085c2110da~mv2_d_4000_2250_s_2.png/v1/fill/w_1000,h_563,al_c,usm_0.66_1.00_0.01/4b554c_109b7dc25392452faef041085c2110da~mv2_d_4000_2250_s_2.png. Acesso: 14 nov. 2020.
TEXTO IV
Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/06/preocupacao-com-bullying-cresce-no-pais-e-combate-e-insuficiente-diz-pesquisa.ghtml. Acesso: 03 jan. 2023.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema “Desafios no combate ao bullying no Brasil”. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.