Proposta de Redação
A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Educação Física – Esportes e inclusão social
Por Prefeitura de Goiânia, em 05 abr. 2022.
O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão social. Ele possibilita que indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo, tenham oportunidades de acesso a alguns bens e serviços.
Há cerca de 80 anos tínhamos um decreto-Lei que não permitia a prática esportiva entre as mulheres, pois, apontava incompatibilidade da “natureza feminina” com os esportes. De 1965 a 1979 não era permitida a prática de lutas de qualquer natureza por elas, assim como alguns esportes. Hoje, essa proibição não existe mais, porém, ainda existem muitos olhares e comentários repressores.
Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/educacao-fisica-inclusao-social-e-esportes. Acesso: 02 jan. 2023.
TEXTO II
Além de inclusão, esporte se transforma em objetivo de vida para pessoas com deficiência
Publicado no site do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, em 02 dez. 2022
Integrantes do Instituto Reviver – Centro de atividade de educação, esporte e cultura para pessoas com deficiência participaram da palestra “A força do esporte na vida de pessoas com deficiência”, com Soraia Maria Tomaz, presidente e fundadora do Instituto. A professora Adriana Magna realizou a mediação do encontro.
“Antes eu não fazia nada. Sofria preconceito porque eu queria ser goleiro. Não tenho movimentos no braço esquerdo, mas defendia. Eu ficava triste com isso. Fiz um teste que a professora viu que eu era mais rápido que todos. Ela me indicou o atletismo. Não queria, mas fui. Entrei e não saí mais”, disse Domingos Ferreira Sousa Silva, que pratica atletismo por meio do Instituto Reviver.
Roberto Silva, também integrante do Instituto, compartilhou sua história durante a palestra. “Sofri um acidente há um ano e meio e hoje sou cadeirante. O projeto deu incentivo para a minha vida. Agora jogo basquete. Encontramos muitas barreiras quando temos alguma deficiência. O projeto é muito bom. Faz com que a gente veja a vida de outra forma”, disse.
Maria Flávia Fernandes da Silva, paratleta da natação, também participou. A jovem já tem mais de 100 medalhas.
Disponível em: https://www.tjto.jus.br/index.php/noticias/9589-alem-de-inclusao-esporte-se-transforma-em-objetivo-de-vida-para-pessoas-com-deficiencia. Acesso: 02 jan. 2022.
TEXTO III
Esportes adaptados e inclusão nas aulas de educação física
Por Valdinei Matias Santana e Evaldo Júlio Ferreira Soares, em 06 abr. 2022
É importante apontar que a educação física se trata de um espaço onde há a possibilidade de trabalhar as diferenças corporais, oferecendo a oportunidade de resgatar, fortalecer e divulgar as potencialidades e habilidades dos alunos, preparando-os para atuarem na sociedade com seus olhares voltados também à diversidade (FERREIRA; CATALDI, 2014).
Assim, modalidades de esportes adaptados surgem como uma das possibilidades de conteúdos para contribuir com a inclusão de alunos com deficiência na escola, pois, segundo Salermo e Araújo (2008), essas modalidades são baseadas em esportes existentes e conhecidos que passaram por adaptações nas regras de modo que possam ser praticados por pessoas com deficiência. Os autores supracitados acrescentam, ainda, que a prática de esportes por pessoas com deficiência não ocorre apenas pelo movimento ou desenvolvimento de coordenação motora, entre outros aspectos; ela pode fazer parte do contexto da educação física escolar para que todos os alunos compreendam as diferenças e identifiquem no fenômeno esportivo algo viável para todos (SALERMO; ARAÚJO 2008)).
Disponível: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12108/pdf. Acesso: 02 jan. 2022.
TEXTO IV
Disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/mR18FeWOnk_X_zVQU3CrmMYW855eTGLhaf7hHp5MD6HciL8VtE-NizeOjZFeE2g9gEsiK4_oeAfHc4aB26fwJFraoxR_hKzXGYyyHKCzkZ1id_Dv4PtNaJ_rWe9CJQbtUg. Acesso: 28 out. 2020.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância do esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.