Proposta de Redação
DESAFIOS DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
TEXTOS MOTIVADORES
A atividade científica no Brasil é marcada por dificuldades estruturais, como falta de financiamento para pesquisa, baixa remuneração e problemas de saúde mental. Além disso, existe o desconhecimento por parte da sociedade a respeito de como se faz ciência no país e os benefícios da atividade científica para o desenvolvimento nacional. Uma das consequências da falta de informação é a baixa adesão a movimentos de resistência contra os cortes severos que o setor de ciência e tecnologia têm sofrido nos últimos anos.
Os desafios de se fazer ciência em terras brasileiras têm levado muitos pesquisadores e pesquisadoras a abandonar a área ou a atuar fora do país. Entre os que seguem firme no caminho científico, a jornada inclui vários anos de pós-graduação, com dedicação exclusiva e sem possibilidade de exercer um trabalho formal, que tenha direitos trabalhistas reconhecidos.
Disponível em: < https://posecologia.ib.usp.br/noticias/246-desafios-e-dificuldades-da-pesquisa-no-brasil.html#:~:text=A%20atividade%20cient%C3%ADfica%20no%20Brasil,e%20problemas%20de%20sa%C3%BAde%20mental>. Acesso em: 25 maio. 2023 (adaptado).
TEXTO II
As pesquisas cientificas têm um grande valor para a sociedade. Através delas descobrimos curas para doenças, desenvolvemos tecnologias novas que ajudam no crescimento do país, auxiliamos a solucionar problemas que prejudicam a população e contribuímos na melhor qualidade de vida da sociedade. Apesar disso, alguns desafios têm afetado diretamente essa área tão importante.
Os cortes na educação e na ciência também são grandes desafios para as pesquisas científicas realizadas no Brasil. O orçamento destinado à Ciência e Tecnologia em 2018, por exemplo, é menor em comparação com 2017 (19% menor). E com cortes e congelamento no orçamento, as universidades públicas também têm dificuldades para manter-se e uma vez que as universidades são pólos de desenvolvimento científico, as pesquisas desenvolvidas nelas também são prejudicadas.
Disponível em: < https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/entenda-os-atuais-desafios-das-pesquisas-cientificas/>. Acesso em: 25 maio. 2023 (adaptado).
TEXTO III
O Brasil está no grupo dos países que mais publicaram estudos sobre o coronavírus desde o início da pandemia. Das 168.546 publicações científicas relacionadas à doença, realizadas até outubro, no mundo todo, 4.029 são assinadas por pesquisadores que trabalham no país. Esse número deixa a produção brasileira na 11.ª posição no ranking mundial, superando o que foi produzido por países como Holanda e Japão. Apesar do potencial do Brasil nessa área da ciência não foi realizada uma estratégia nacional coordenada de investimento em pesquisa e desenvolvimento para a crise gerada pelo coronavírus.
Uma das principais razões do problema é a ausência de política pública adequada para estimular as empresas a investirem na ciência também, além dos recursos públicos. Outra grande amarra para o progresso da ciência e tecnologia brasileira é a burocracia excessiva. Os muitos trâmites administrativos atrapalham a aquisição de equipamentos e materiais, atrasando o desenvolvimento.
Disponível em: < https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/mais-trabalho-pouco-recurso-desafios-da-ciencia-brasileira-na-pandemia>. Acesso em: 25 maio. 2023 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “DESAFIOS DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.