Proposta de Redação
DESAFIOS PARA COMBATER O ETARISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O etarismo é a discriminação direcionada a quem está envelhecendo e ela pode ser velada e também explícita. [...]O idoso costuma ouvir comentários desagradáveis, como se fossem "brincadeiras" sobre o envelhecimento, ou sente que não foi chamado para uma entrevista de emprego por causa da idade. Essa exclusão da sociedade afeta a saúde mental, já que as pessoas mais velhas recebem continuamente sinais de não aceitação, desprezo, falta de respeito, agressões e humilhações —simplesmente pelo fato de terem envelhecido.
"O etarismo contribui para a baixa autoestima, os sentimentos de desamparo, de menos valia e leva ao isolamento. O idoso pode ter mais depressão também ao ser discriminado. É uma forma de negar a velhice e os idosos são vistos como a perda do vigor físico e a beleza da juventude", afirma Juliana Yokomizo, psicóloga do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
Disponível em: < https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/20/etarismo-que-bicho-e-esse-preconceito-por-idade-prejudica-saude-de-idosos.htm >. Acesso em: 18 abr. 2022 (adaptado).
TEXTO II
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2031, o país será formado por mais idosos do que crianças. Apesar dessa previsão e da atual parcela de pessoas nessa faixa etária já ser significativa [...] Segundo um relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde, 16,8% dos brasileiros acima dos 50 anos já se sentiram discriminados por estarem envelhecendo.
O etarismo pode se manifestar de muitas formas, desde práticas individuais até institucionais (por exemplo, empresas que não contratam funcionários com mais de 45 anos ou que obrigam pessoas a partir de determinada idade a se aposentar). Todas essas práticas tendem a acontecer mais intensamente “em sistemas onde a sociedade aceita a desigualdade social”, é o que diz Vania Herédia, presidente do departamento de gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Um tipo de prática etarista menos comentada é a benevolente (quando o idoso é infantilizado pelos membros da família, que parecem estar somente sendo gentis). O comportamento é problemático porque, por trás de um suposto cuidado, existe a ideia de que a pessoa não possui mais discernimento próprio.
Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2022/03/etarismo-o-que-e-e-como-se-manifesta-o-preconceito-contra-pessoas-mais-velhas/>. Acesso em: 18 abr. 2022 (adaptado).
TEXTO III
Segundo Esny Soares, pesquisador do Instituto de Psicologia da USP: “Historicamente, a ideia de envelhecer sempre foi rechaçada, ficar velho é sinônimo de ficar ultrapassado. A sociedade, de um modo geral, mas especialmente a brasileira, associa o envelhecimento a uma perda, um prejuízo, e nisso está embutido um descrédito do potencial do idoso”. Em uma sociedade que atrela a beleza à juventude, o envelhecimento é tratado como um enfeiamento ou ruptura com os padrões de beleza impostos. “Em uma sociedade de consumo, que privilegia os meios de produção, o idoso é alguém que não tem nada a contribuir.. Todo o seu legado e sua contribuição na sociedade por tantos anos, tudo isso é renegado e o idoso passa a ser considerado como um estorvo para a sociedade”.
Disponível em: < https://jornal.usp.br/atualidades/a-busca-excessiva-pela-juventude-eterna-e-prejudicial-para-toda-sociedade/>. Acesso em: 18 abr. 2022 (adaptado).
TEXTO IV
Disponível em: < https://lucianapombo.com.br/noticia/97445/o-etarismo-no-mercado-profissionais-dizem-ja-ter-sido-vitimas-de-preconceito.html>. Acesso em: 18 abr. 2022
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “DESAFIOS PARA COMBATER O ETARISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.