Proposta de Redação
A IMPORTÂNCIA DA TRADIÇÃO ORAL NA PRESERVAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
A forma mais antiga de se conhecer histórias é através da oralidade, a história ouvida pela sua avó, cuja sua bisavó contou-lhe e que hoje sua mãe lhe conta. Talvez não tenha nenhum registro escrito, você não irá até sua estante pegar um diário e ler em voz alta as histórias de centenas de anos atrás, mas nem por isso você deixará de conhecer e encantar-se por aqueles mitos, contos, ritos e ensinamentos. Talvez, naquela época sua bisavó sequer soubesse escrever, mas não é por isso que lhe faltavam às palavras e, não por isso, sua história não era ouvida e repassada por gerações. A verdade é que, para conhecermos uma história não precisamos da letra (escrita), mas sim da palavra (falada). A tradição oral tem a função de preservar histórias, de garantir às novas gerações indígenas ou afro-brasileiras o conhecimento de seus antepassados. Para muitos grupos, a oralidade é a única forma de resgatar e preservar sua ancestralidade. O conhecimento e as práticas religiosas, o uso de plantas medicinais, o cultivo do alimento, o combate às pragas, as danças, as histórias, a pesca, a caça, tudo isso nos foi passado através da oralidade.
Disponível em: < http://www.revistacapitolina.com.br/tradicao-oral-e-a-preservacao-de-culturas/ >. Acesso em: 10 set. 2022 (adaptado).
TEXTO II
Tradição oral é a transmissão de conhecimentos, da cultura, dos saberes e da história de um povo para as próximas gerações, feitas por meio da fala. Pode ser feita por meio de mitos, contos, provérbios, rezas, músicas, canções e pelas práticas cotidianas, como o uso de plantas medicinais, o cultivo dos alimentos, entre outros. Para vários povos, entre eles os indígenas e africanos, o papel de transmitir os conhecimentos é exercido pelas pessoas mais velhas da comunidade, chamados de anciãos. Por serem os guardiões da memória de seu povo, essas pessoas possuem um grande valor para a comunidade e são muito respeitadas por todos. Eles são responsáveis por manter a memória do seu povo viva e de transmiti-la para as novas gerações. Nas sociedades que se baseiam na tradição oral, os conhecimentos são memorizados e constantemente relembrados para que não sejam esquecidos ou desapareçam. É por meio da oralidade que os povos constroem sua cultura e o indivíduo se torna capaz de construir sua identidade cultural que irá conduzir a própria trajetória.
Disponível em: < http://dpid.cidadaopg.sp.gov.br/pde/arquivos/1622033540346~5%C2%BAano%20-%20Hist%C3%B3ria-v02%20-%20Semanas%2013%20e%2014.pdf>. Acesso em: 10 set. 2022 (adaptado).
TEXTO III
O folclore, como parte da cultura, é fonte de constituição do sujeito e está presente em sua identidade social fornecendo elementos para compreensão do mundo atual. As lendas foram difundidas por meio da tradição oral, passadas de geração para geração, em épocas em que não havia ainda energia elétrica e o imaginário criava vida para fatos inexplicáveis, dava lições em crianças desobedientes e contava as histórias sobre o surgimento de um povo, de uma sociedade. É uma mistura dos fatos reais com a criatividade do ser humano, as lendas fazem parte da memória e constituem a identidade cultural de uma sociedade. Como parte da cultura de um povo, os mitos e as lendas são, portanto, essenciais na formação da identidade dos indivíduos e da sociedade. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia e a predominância das mídias digitais, cada vez mais a tradição oral de transmissão está ficando em segundo plano. É evidente, principalmente entre os jovens, que lhes falta esse conhecimento tradicional que acaba não chegando aos meios que estão em maior uso atualmente, mas preservar as tradições orais em suas manifestaões é preservar a história de um grupo, de um local. É preservar uma cultura inteira, para que as futuras gerações conheçam seu passado e possam compreender seu presente.
Disponível em: < https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/eipdcc-propostas-pratica-acoesdialogicas/artigos/artigo28.html >. Acesso em: 10 set. 2022 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A IMPORTÂNCIA DA TRADIÇÃO ORAL NA PRESERVAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.