Proposta de Redação
OS DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
As mulheres são a maioria da população brasileira (51,8%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade. A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e pela sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam ainda mais as desigualdades. As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente. A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está mais relacionada com a situação de discriminação na sociedade do que com fatores biológicos.
Disponível em: < https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2007/politica_mulher.pdf >. Acesso em: 09 out. 2022 (adaptado).
TEXTO II
Em entrevista ao portal R7, a ginecologista obstetra Rossana Francisco, que comanda o departamento de Obstetrícia do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou que um dos principais desafios quanto à saúde da mulher é frear a mortalidade materna no país. A meta estabelecida pela ONU para o Brasil era de que a taxa chegasse a 35 mortes a cada 100 mil nascidos vivos em 2015. Contudo, o número naquele ano foi de 62 mortes por 100 mil nascidos vivos e, em 2016, 64. Segundo a médica, houve estabilização com tendência de aumento. [...]Entre outros desafios, a obstetra mencionou também a necessidade de reduzir gestações em adolescentes, ampliar o atendimento à mulher que sofre violência sexual e doméstica e driblar a resistência à vacina do HPV. Não se pode deixar de abordar ainda a luta que continua sendo o combate ao câncer de mama, segunda neoplasia que mais afeta mulheres no mundo. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimavam que, a partir de 2018, cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama seriam diagnosticados no Brasil a cada ano. Isso significa que, a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolveriam a patologia. Iniciativas como a campanha Outubro Rosa chamam a atenção para o fato de que a doença apresenta alta probabilidade de cura se descoberta em estágio inicial, quando é assintomática.
Disponível em: < https://blog.hygia.com.br/saude-da-mulher/ >. Acesso em: 09 out. 2022 (adaptado).
TEXTO III
Disponível em: < http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?reg=1&p_secao=967>. Acesso em: 09 out. 2022.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios para a promoção da saúde da mulher”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.