Explicaê

Proposta de Redação

CAMINHOS PARA COMBATER OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater os impactos das mudanças climáticas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos em longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e pela ação do homem. Entre as "causas naturais”, encontra-se:

Ÿ  Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.

Ÿ  Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que o faz receber mais ou menos radiação solar.

Ÿ  EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.

Ÿ  Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.

Já as “causas antrópicas” são causadas por:

Ÿ  Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.

Ÿ  Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.

Ÿ  Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.

Ÿ  Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm >. Acesso em: 17 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO II

A principal mensagem do relatório do IPCC – o painel científico para o clima da ONU – lançado em 28/02/2022 diz que, durante as próximas duas décadas, as sociedades humanas enfrentarão uma série de riscos climáticos inevitáveis provocados pelo aquecimento global de 1,5°C. Mesmo se excedido por pouco tempo, este nível de aquecimento gerará impactos adicionais severos, alguns dos quais serão irreversíveis. Mas os problemas não estão só no futuro, como diz um comentário do Observatório do Clima sobre o relatório, “os impactos da mudança climática causada por seres humanos já provocaram perdas e danos para pessoas e ecossistemas. Metade da população mundial já vive sob risco climático, e os impactos são mais graves entre populações urbanas marginalizadas, como os moradores de favelas. Nas regiões mais vulneráveis, o número de mortes por secas, enchentes e tempestades foi 15 vezes maior na última década do que nas regiões menos vulneráveis”. A vulnerabilidade dos mais pobres aos impactos das mudanças climáticas “tem cor, raça, gênero, etnia e geografia”, disse ao Observatório do Clima uma das autoras do relatório, a brasileira Patrícia Pinho, do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).

Disponível em: < https://climainfo.org.br/2022/02/28/impactos-das-mudancas-climaticas-brasil/ >. Acesso em: 17 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO III

O Brasil é um país vulnerável às mudanças climáticas globais, pois apresenta grande extensão territorial, o que dificulta análises de impacto e criação de políticas públicas de redução dos impactos ambientais e sociais. A análise é de Ulisses Confalonieri, da Fundação Oswaldo Cruz. O pesquisador considera que o país possui uma grande população sem acesso a bens e serviços básicos, como educação e saúde, o que reduz a capacidade de se proteger e responder às mudanças climáticas. A vulnerabilidade do país diante de impactos ambientais aumenta, além disso, devido à existência de doenças infecciosas e à urbanização concentrada (metropolização), que criou grandes aglomerados sujeitos a inundações, escorregamentos e aumento da poluição atmosférica (que pode provocar um aumento do número de óbitos).

Disponível em: < https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mudancas-climaticas-impacto-do-aquecimento-global-no-brasil.htm >. Acesso em: 17 jun. 2022 (adaptado).

TEXTO IV


Disponível em: < https://wribrasil.org.br/pt/blog/clima/relatorio-ipcc-2022-impactos-mudancas-climaticas-adaptacao >. Acesso em: 17 jun. 2022 (adaptado).

Seja aluno Explicaê Premium tenha acesso a todo conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, além de créditos ilimitados para correção de Redação.

São mais de 300 temas disponíveis e você recebe sua correção detalhada, comentada e com indicação de conteúdos para estudar.