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Proposta de Redação

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA SOCIEDADE BRASILEIRA

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional. A Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional (CGEAN) tem por objetivo desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, e pertence ao Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares (DEISP) da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para tanto, a CGEAN desenvolve suas ações segundo os objetivos traçados pelo Plano Plurianual (PPA - 2012-2015) e pelo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSAN -2012-2015).

Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/alimentacao-saudavel/educacao-alimentar-e-nutricional. Acesso em: 15 maio 2022 (adaptado).


TEXTO II

O ser humano precisa de uma boa alimentação diária para conseguir manter a disposição e o foco em todas as atividades realizadas em sua rotina, garantindo ainda melhorias em sua qualidade de vida e prevenindo doenças. Com a ajuda dos alimentos certos, somos capazes de potencializar nossas habilidades e realizar qualquer tipo de função com maior facilidade, garantindo melhoria no rendimento diário e maior atenção entre determinados assuntos. Como uma arma poderosa na manutenção da saúde e do bem-estar humano, a alimentação precisa ser controlada e cuidada, garantindo a absorção de nutrientes úteis e de todo o conteúdo necessário para o ser humano. Muitas vezes, com a correria da rotina, nos convencionamos a comer besteiras, deixando de lado alguns itens básicos à nossa dieta, que fazem total diferença ao nosso organismo.

Disponível em: https://www.iped.com.br/materias/nutricao/dicas-educacao-alimentar.html. Acesso em: 15 maio 2022 (adaptado).


TEXTO III

Atualmente, a população brasileira tem maior acesso à alimentação. A fome virou um fenômeno isolado no país, conforme comprovam os diferentes indicadores, como a redução da prevalência de desnutrição infantil e o aumento da renda. Este novo cenário suscita também uma nova agenda de Segurança Alimentar e Nutricional: a necessidade de melhorar a qualidade da alimentação, por meio da oferta de alimentos mais saudáveis, diversificados e que respeitem a cultura alimentar local. O desafio envolve vários fatores, pois a população brasileira aumentou o consumo de alimentos com alto teor de açúcares (sucos, refrigerantes e refrescos), sal e gordura (produtos ultraprocessados), enquanto consome baixa quantidade de frutas, hortaliças e peixes e tem um padrão de vida sedentário. Além disto, notam-se algumas modificações socioculturais ao longo dos anos. Entre estas, destacam-se a perda da identidade cultural e o aumento do gasto com alimentação fora de casa, em função da urbanização, do aumento do poder aquisitivo e da distância entre a casa e o trabalho. [...] Um importante aspecto a se considerar nesta agenda é que não podemos culpar o cidadão por estar obeso, fazer más escolhas alimentares ou não praticar atividade física. Atualmente há um conjunto de fatores que atrapalham aqueles que querem ter uma vida saudável: são horas gastas no trânsito de casa para o trabalho e uma rotina laboral que impõe às pessoas horas e horas sentadas, reforçando o sedentarismo. Além disso, não há como se alimentar em casa na hora do almoço e, com isso, há maior frequência nos restaurantes de comida rápida e comidas a quilo etc.

Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/vida/noticia/2014/12/balimentacao-saudavelb-o-novo-desafio-do-pais-que-superou-subalimentacao.html. Acesso em: 15 maio 2022 (adaptado).


TEXTO IV


Disponível em: https://www.indagacao.com.br/2021/06/atividade-sobre-alimentos-8-ano-com-gabarito.html. Acesso em: 15 maio 2022.


PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da educação alimentar na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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