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Proposta de Redação

DESAFIOS DA EXCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da exclusão digital na formação educacional no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Dado um ambiente social em que não existam disparidades socioeconômicas, o uso de tecnologias de informação e comunicação parece ser promissor e possuir um potencial fantástico. Mas sabe-se que, na realidade de países como o Brasil, a exclusão digital deve ser considerada ao se pensar no uso de novas tecnologias, para que estas não venham a perpetuar a exclusão e criar um abismo ainda maior entre os que têm e os que não têm acesso às inovações tecnológicas. No Brasil, a inclusão digital ainda não é realidade.

Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital: as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e à informação. Outros tomaram a ideia de infoexclusão com um significado bem mais amplo e a definem como todo e qualquer tipo de exclusão informacional a que uma pessoa ou grupo social possa estar submetido.

Disponível em: <https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/>. Acesso em: 19 out. 2021. (adaptado)

TEXTO II


Disponível em: <https://altamiroborges.blogspot.com/2020/08/pandemia-expoe-exclusao-digital.html>. Acesso em: 19 out. 2021.

TEXTO III

A pesquisa mostra, ainda, que, no País, 11% da população dessa faixa etária (crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade) não é usuária de internet – não acessaram a rede nem em casa e nem em outros lugares nos três meses que antecederam a entrevista. A exclusão é maior entre crianças e adolescentes que vivem em áreas rurais (25%), nas regiões Norte e Nordeste (21%) e entre os domicílios das classes D e E (20%).

Nesta situação de pandemia e de isolamento social, é essencial garantir o acesso livre à internet para essas famílias vulneráveis. Também é importante utilizar tecnologias como rádio e televisão para difundir conteúdos educativos para crianças e adolescentes que não têm acesso à internet, sobretudo aqueles que vivem em áreas isoladas, como na Região Amazônica. Para isso, o UNICEF sugere que sejam coordenadas ações com televisões e rádios públicas e privadas, incluindo canais educativos.

Disponível em:<https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis>. Acesso em: 20 out. 2021 (adaptado).

TEXTO IV


Disponível em:<https://portal.aprendiz.uol.com.br/2020/07/14/pandemia-acentua-desigualdade-no-acesso-a-internet-e-revela-mobilizacao-social-para-combate-la/>. Acesso em: 20 out. 2021.

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