Proposta de Redação
DESAFIOS PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
É preciso combater as desigualdades sociais, que cresceram como nunca, aceleradas pelas novas tecnologias da chamada Revolução 4.0. [...] A diferença entre o salário de um executivo e um trabalhador mediano cresceu 970% nas últimas quatro décadas. A proporção passou de 30 para um em 1978 para nada menos que 321 para um. O imposto de renda, na década de 1970, estava em 62% na média mundial, mas caiu para 38% nos países ricos e 28% nos países em desenvolvimento. Em muitas nações, o imposto de renda mais alto sobre ricos foi abolido, e US$ 170 bilhões são enviados para paraísos fiscais anualmente.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/aumento-da-desigualdade-social-poe-crescimento-global-em-risco-23401838>. Acesso em: 13 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos>. Acesso em: 18 out. 2021.
TEXTO III
O fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 poderá ter impacto profundo e de longa duração – cerca de 15 anos – sobre a economia brasileira. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia [...]. Segundo a secretaria, o impacto será sentido no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e riquezas produzidos no país), no aprendizado e na produtividade do trabalho e no aumento na desigualdade social, já que o acesso ao ensino remoto, ofertado em substituição às aulas presenciais, é distinto, de acordo com as faixas de renda da população.
A SPE considerou que os efeitos da atual crise podem se estender até o final de 2022, resultando em um hiato de três anos na educação de uma grande parcela da população que hoje tem entre 5 e 20 anos (idade escolar). “Um prejuízo de dimensões incalculáveis”, diz o boletim.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-03/efeito-do-fechamento-de-escolas-durante-pandemia-pode-durar-15-anos#:~:text=Publicado%20em%2017%2F03%2F2021,anos%20%E2%80%93%20sobre%20a%20economia%20brasileira>. Acesso em: 13 out. 2021 (adaptado).
TEXTO IV
Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CVApPqps_Ll/?utm_medium=copy_link>. Acesso em: 18 out. 2021.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para diminuir as desigualdades sociais no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.