Explicaê

Proposta de Redação

CAMINHOS PARA COMBATER O MACHISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

PROPOSTA DE REDAÇÃO 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater o machismo na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTOS MOTIVADORES

 TEXTO I

83% dizem que há machismo no Brasil, mas só 11% se consideram machistas

Por Gabriela Oliva, publicado em 08 mar. 2021

Pesquisa PoderData mostra que 83% dos brasileiros dizem haver machismo no Brasil. Para 7% da população, a desigualdade de gênero não existe no país. Essa é a 1ª vez que a divisão de estudos estatísticos do Poder360 pergunta sobre a percepção de machismo no país. Além de questionar os entrevistados sobre machismo, o PoderData fez a seguinte pergunta: “Você se considera uma pessoa machista?”. Os entrevistados que se consideram machistas são 11% do total. Já os que não se consideram machistas somam 80%. Ou seja, 83% dos brasileiros acham que há machismo no país, mas só 11% se consideram machistas.

Disponível em: https://www.poder360.com.br/poderdata/83-dizem-que-ha-machismo-no-brasil-mas-so-12-se-consideram-machistas/. Acesso em: 05 jul. 2021.

TEXTO II

O machismo brasileiro e as lutas básicas que ainda precisamos enfrentar

Por Carla Rodrigues, publicado em 01 jan. 2018

Eram os anos 1980 e eu acabara de ser contratada como estagiária numa redação de jornal. Havia lá um colunista famoso por ser mulherengo, termo que por si só já é obsoleto, mas cabia na época. No meu primeiro dia de trabalho, levei uma cantada. Reagi como pude: humor, brincadeira, e fui tocando a vida. Ele frequentava a redação duas vezes por semana e sempre me fazia convites para jantar, que eu recusava. Um dia, esse colunista virou editor chefe do jornal e, ato contínuo, me ligou pra dizer que enquanto estivesse na chefia não me convidaria para sair. Pode-se argumentar que bastava ter parado, não precisava anunciar. Na mesma redação de jornal, também estagiária, recebi um “recado” de que o chefe de reportagem, a quem cabia a renovação do meu contrato, estava interessado em mim. Recebi um “poema” de amor e uma ameaça de que meu contrato não seria renovado se eu não correspondesse ao interesse dele. Denunciei a ameaça, fiz um teste com outro chefe, e fui aprovada no estágio.

Disponível em: https://projetocolabora.com.br/ods8/o-machismo-brasileiro-e-as-lutas-basicas-que-ainda-precisamos-enfrentar/. Acesso em: 05 jul. 2021. (adaptado)

TEXTO III

Machismo: você entende mesmo o que significa?

Publicado em 08 jul. 2019

Vivemos em uma sociedade considerada machista. Isso se manifesta em diversos problemas, como desigualdade de direitos entre homens e mulheres, altos índices de violência, assédio e estupro, objetificação da mulher, diferença salarial e muitos outros efeitos. Mas, afinal, você sabe o que é machismo? O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento do feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens. Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.


Disponível em: https://www.politize.com.br/o-que-e-machismo/. Acesso em: 05 jul. 2021. (adaptado)

Seja aluno Explicaê Premium tenha acesso a todo conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, além de créditos ilimitados para correção de Redação.

São mais de 300 temas disponíveis e você recebe sua correção detalhada, comentada e com indicação de conteúdos para estudar.