Explicaê

Proposta de Redação

A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA FAMILIAR E SUAS DIFICULDADES NO BRASIL

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da literacia familiar e suas dificuldades no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

O Conta Pra Mim, programa do Ministério da Educação (MEC) que integra a Política Nacional de Alfabetização (PNA), propõe maior engajamento dos pais e responsáveis no incentivo à leitura de bebês e crianças. Uma das principais referências teóricas do MEC para defender a chamada "literacia familiar" é Catherine Snow, professora da Escola de Graduação em Educação de Harvard, nos Estados Unidos.

Catherine entende que a própria expressão “literacia familiar” em inglês (“literacy at home”) é ambígua, já que a prática não necessariamente envolve o uso de livros ou de outras referências da língua escrita. Sob essa perspectiva, mesmo pais e responsáveis com baixa escolaridade ou mesmo analfabetos conseguem contribuir para a formação das crianças. Da mesma forma, a ideia, diz a pesquisadora, não é que a família assuma a responsabilidade pela alfabetização.

A PNA diz que até adultos analfabetos e de classes econômicas menos favorecidas, desde que orientados sobre isso, podem cumprir um papel decisivo por meio do manuseio de livros ilustrados e da contação de histórias.

Mas o documento não estabelece políticas públicas com esse fim. “Não adianta intenção sem ação prática. Deveria haver um cuidado especial em prover acesso à leitura para essas populações”, cobra Mônica Timm de Carvalho, da plataforma Elefante Letrado.

Ela diz que se abrir e manter bibliotecas em todos os cantos do Brasil é considerado muito caro, a solução pode estar na tecnologia. A premissa é que a maioria da população tem algum tipo de acesso à internet, o que possibilita o fornecimento de literatura através de dispositivos digitais.

         Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/familia-politica-alfabetizacao/ Acesso: 25 set. 2020.

TEXTO II

Durante o isolamento social que está ocorrendo por conta da pandemia do novo coronavírus, tanto pais quanto crianças estão ficando em casa por muito mais tempo. Esse tempo juntos pode ser aproveitado para a prática da literacia familiar: conjunto de técnicas simples de incentivo à leitura de crianças na primeira infância que as famílias podem incluir na rotina.

Disponível em: https://www.metrojornal.com.br/estilo-vida/2020/04/24/literacia-familiar.html. Acesso: 25 set. 2020.

TEXTO III


Disponível em: https://2.bp.blogspot.com/-CmsOd8vmjtk/XLy47aKQhxI/AAAAAAAAceY/q_qGb7JO1jUuN25piL2utVVDkDVr6vUKwCLcBGAs/s1600/Charge_de_Am%25C3%25A2ncio_ensino_publico.jpg. Acesso: 25 set. 2020.

Seja aluno Explicaê Premium tenha acesso a todo conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, além de créditos ilimitados para correção de Redação.

São mais de 300 temas disponíveis e você recebe sua correção detalhada, comentada e com indicação de conteúdos para estudar.