Proposta de Redação
DESAFIOS DO USO EXCESSIVO DA INTERNET ENTRE OS BRASILEIROS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios do uso excessivo da Internet entre os brasileiros e suas consequências”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar
Por Gazeta Online, publicado em 16 mai. 2017.
A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a Internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da Web são similares aos efeitos de drogas químicas, como álcool e a cocaína. [...] Sintomas:
- preocupação constante com que acontece na Internet quando está off-line;
- necessidade contínua de utilizar a Web como forma de obter excitação;
- irritabilidade quando tenta reduzir o tempo de uso;
- utilização da Internet como forma de fugir de problemas ou aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão.
- diminuição ou piora do contato social com amigos e familiares;
- falta de interesse em atividades fora da rede.
Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/2017/05/cuidado-uso-excessivo-de-internet-e-celular-pode-viciar-1014055598.html. Acesso: 25 set. 2020. (com adaptações).
TEXTO II
Cultura do imediatismo: tudo ao mesmo tempo e agora
Com o avanço das tecnologias, vivemos atualmente em um mundo globalizado. Recebemos a todo momento uma enxurrada de informações de inúmeras fontes e estamos sempre conectados, em smartphones, computadores ou tablets.
Também precisamos ser rápidos em compreender e responder essas informações. Tudo tem que ser imediato, feito agora, no presente. Parece que ninguém sabe mais esperar; a paciência tornou-se algo raro.
Esse padrão de comportamento é chamado de cultura do imediatismo, que vem afetando nossa maneira de lidar com o passado, o presente e o futuro — é como se a linha do tempo passasse a ser apenas um instante prolongado indefinidamente.
Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/cultura-do-imediatismo-tudo-ao-mesmo-tempo-e-agora/. Acesso: 25 set. 2020.
TEXTO III
Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/uso-excessivo. Acesso: 23 set. 2020.