Proposta de Redação
OS DESAFIOS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios do uso excessivo da tecnologia”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O uso excessivo da internet por jovens
Por Benvinda Pereira de Barros, publicado jun. 2019
Na atualidade, as interações humanas perpassam pela influência de diversos ambientes, dentre eles o virtual, pelo uso da Internet e seus meios de acesso. Neste sentido, muitas pessoas, principalmente os jovens e estudantes, utilizam de forma inadequada aparelhos digitais conectados à Internet, que podem gerar comportamentos característicos de dependência. Desse modo, a dependência de Internet pode representar uma porta de entrada para outros problemas mais graves. [...] O diagnóstico do vício em Internet é difícil de ser constatado, pois, como é um instrumento de uso pessoal e profissional, acaba encobrindo o comportamento dependente. São utilizados métodos comparativos com outros critérios de outras dependências estabelecidas para identificar o uso compulsivo da Internet.
Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-uso-excessivo-da-internet-por-jovens. Acesso: 21 ago. 2020. (com adaptações)
TEXTO II
Uso excessivo de tecnologia pode causar insônia, dores e prejudicar visão
Por Sibele Oliveira, Colaboração para o VivaBem, publicado 21 jul. 2018.
É difícil imaginar a vida sem computadores e smartphones, não é? Ainda mais para nós, brasileiros, que somos um dos povos mais conectados do mundo. De acordo com o relatório "2018 Global Digital", divulgado pela agência We Are Social, em parceria com a HootSuite, passamos em média 9 horas e 14 minutos na internet e 3 horas e 39 minutos nas redes sociais. Não há dúvidas de que os aparelhos eletrônicos são úteis no trabalho, facilitam a comunicação e oferecem infinitas opções de lazer. Mas, se usados com exagero, eles podem ser prejudiciais à saúde. Veja a seguir alguns problemas desenvolvidos por quem abusa da tecnologia.
- Dores nas mãos e no pescoço - fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar uma inflamação nas articulações;
- Alterações na visão - não raro os usuários sofrem de falsa miopia, um tipo de contração demasiado da musculatura dos olhos, quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas;
- Problemas de audição - usar fones constantemente pode comprometer a saúde do seu ouvido;
- Infecções - não é novidade que teclados de computador, celulares, tablets e fones de ouvido estão cheios de micróbios;
- Insônia - um dos obstáculos para uma boa noite de sono é a luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos;
- Transtornos psicológicos - para algumas pessoas, os "likes" e a interação no mundo virtual dispara a sensação de prazer no cérebro. Isso pode causar uma dependência e fazer com que a vida social "real" fique em segundo plano, incorrendo, por exemplo, em quadros de depressão e ansiedade.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/07/21/quais-problemas-de-saude-o-uso-excessivo-de-tecnologia-pode-causar.htm?cmpid=copiaecola. Acesso: 21 ago. 2020. (com adaptações).
TEXTO III
Disponível em: https://i.em.com.br/so-99EhvUi4lbzxjBfLLYIkhoOs=/476x249/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2014/05/25/532336/20140525070735200986o.jpg. Acesso: 21 ago. 2020.