Explicaê

Proposta de Redação

A IMPORTÂNCIA DE COMBATER A POLUIÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância de combater a poluição ambiental no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

É necessário combater a poluição do ar para salvar vidas e o planeta, diz chefe da ONU

Publicado 18 jun. 2019

Em uma mensagem para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou a ligação entre o agravamento dos níveis de poluição do ar e a crise climática.

Além de provocar 7 milhões de mortes todos os anos e prejudicar o desenvolvimento das crianças, o chefe da ONU observou que muitos poluentes atmosféricos causam o aquecimento global, que ele descreveu como “uma ameaça existencial”.

Em sua mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU lembrou sua recente experiência nos Estados insulares do Pacífico Sul, os quais visitou no mês passado para mostrar solidariedade àqueles que sofrem com os piores efeitos da mudança climática. Guterres disse que viu em primeira mão os impactos severos e graves da emergência climática global.

Com o meio ambiente enfrentando “perigos sem precedentes”, causados pela atividade humana, o chefe da ONU disse que a ação para combater a mudança climática é “a batalha de nossas vidas”, que devemos vencer taxando a poluição, pondo fim aos subsídios para combustíveis fósseis e novas usinas de carvão.

Disponível em: https://www.unenvironment.org/pt-br/noticias-e-reportagens/press-release/e-necessario-combater-poluicao-do-ar-para-salvar-vidas-e-o. Acesso. 21 ago. 2020.

TEXTO II

Ou agimos agora ou será tarde demais

Por Rodrigo Gerhardt, publicado 8 out. 2018

O time mais robusto de cientistas do mundo, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em ingles) divulgou nesta segunda-feira, na Coreia do Sul, um novo relatório sobre o caminho para limitar o aquecimento global a 1.5 grau e assim cumprir o histórico Acordo de Paris. É uma tarefa que envolve escolhas difíceis e urgentes, e só poderá ser alcançada se não perdermos mais tempo. Para líderes políticos e corporativos, a mensagem é clara: “Ajam agora!”.

Atualmente, já enfrentamos 1 grau Celsius de aquecimento. Para os cientistas da ONU, que revisaram mais de 6 mil estudos, estamos muito próximos de atingir 1.5o C e até mesmo chegar a 2º C de aquecimento já na primeira metade do século, ou seja, logo daqui trinta anos. Este é o nível mínimo seguro para a forma como vivemos no planeta. A única solução possível, diz o relatório, é reduzir pela metade até 2030 a emissão de gases que esquentam o planeta, para então zerá-las em 2050, além de absorver parte do carbono que já está na atmosfera. Neste caminho não bastam só novas tecnologias e energia limpa – as florestas também terão papel fundamental.

Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/ou-agimos-agora-ou-sera-tarde-demais/. Acesso: 21 ago. 2020.

TEXTO III

Nenhuma descrição de foto disponível.

Disponível em: https://www.facebook.com/WWFBrasil/photos/o-desmatamento-e-a-polui%C3%A7%C3%A3o-das-%C3%A1guas-s%C3%A3o-vistos-como-as-principais-amea%C3%A7as-ao-m/10156818734146803/. Acesso: 21 ago. 2020.

Seja aluno Explicaê Premium tenha acesso a todo conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, além de créditos ilimitados para correção de Redação.

São mais de 300 temas disponíveis e você recebe sua correção detalhada, comentada e com indicação de conteúdos para estudar.