(ETEC) Veículos de transporte recebem selo de vistoria 2015 em Macaé, no RJ
Responsável por vistoriar, certificar e fiscalizar os veículos de transporte urbano, táxis, escolares e fretamento, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, no interior do Rio, começou a selar os veículos para a prestação de serviços no exercício 2015. A medida cumpre o calendário da vistoria anual realizada pela Prefeitura de Macaé nos veículos de empresas e cooperativas que prestam serviço nestas modalidades. (...)
http://tinyurl.com/pgpon2r. Acesso em: 27.03.2015.
A função de linguagem predominante nesse texto é:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.2. Arte em linhas
MATERIAL
- Placas de isopor cortadas no tamanho de 15x30 cm
- Palitos de dente
- Linhas finas de várias cores
PROCEDIMENTOS
- O professor já deve levar as placas de isopor cortadas.
- Pedir para as crianças para empurrar os palitos no bloco de isopor. Dar um espaço de
um palito para o outro. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Peça as crianças para escolher várias cores de linhas e ir amarrando uma ponta na outra, alternando as cores das linhas, até formar um novelo. OBS: cada linha deverá ter mais ou menos uns 15 cm.
- Instrua as crianças a amarrar a linha em um dos palitos e começar a tecer .
- Fale com as crianças para ir tecendo bem devagar para os palitos não soltarem da
placa de isopor.
- Instrua as crianças para elas cruzarem as linhas, entrelaçando umas nas outras.
- Quando terminar , cortar e dar um nó no palito para não soltar.
Fonte: https://buggyandbuddy.com/string-art-kids-using-styrofoam-toothpicks/
O MUNDO DAS FORMAS
Arte - Fundamental | 04.2. Arte em linhasMATERIAL
- Placas de isopor cortadas no tamanho de 15x30 cm
- Palitos de dente
- Linhas finas de várias cores
PROCEDIMENTOS
- O professor já deve levar as placas de isopor cortadas.
- Pedir para as crianças para empurrar os palitos no bloco de isopor. Dar um espaço de
um palito para o outro. O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Peça as crianças para escolher várias cores de linhas e ir amarrando uma ponta na outra, alternando as cores das linhas, até formar um novelo. OBS: cada linha deverá ter mais ou menos uns 15 cm.
- Instrua as crianças a amarrar a linha em um dos palitos e começar a tecer .
- Fale com as crianças para ir tecendo bem devagar para os palitos não soltarem da
placa de isopor.
- Instrua as crianças para elas cruzarem as linhas, entrelaçando umas nas outras.
- Quando terminar , cortar e dar um nó no palito para não soltar.
Fonte: https://buggyandbuddy.com/string-art-kids-using-styrofoam-toothpicks/
O MUNDO DAS FORMAS
- Geografia | 6.2 Energia
As fontes de petróleo, que constituem a mola-mestra do modelo de desenvolvimento mundial, estão concentradas em algumas regiões da Terra, conforme mostra a figura abaixo. (Adaptado de SBPC/Labjor. Petróleo. Disponível em http:// www.comciencia.br>).
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. As multinacionais, marcadamente as megaempresas ligadas ao setor energético, além da atuação econômica, desempenham uma função geopolítica que se reflete nas relações entre os Estados nacionais.
2. O agravamento das crises entre países da OPEP e as discussões sobre o efeito estufa, relacionado ao uso de combustíveis fósseis, estão provocando o abandono da prospecção e produção de petróleo, dando lugar ao caminho mais limpo dos biocombustíveis.
3. A guerra entre o Irã e o Iraque (na década de 80 do século XX) teve como uma de suas causas o domínio de áreas petrolíferas.
4. Os países que bordejam o Mar Cáspio são considerados como áreas promissoras de exploração do petróleo, o que explica, em parte, eventos recentes, como a invasão da Ossétia do Sul pela Geórgia, e da Geórgia pela Rússia, apesar de terem sido apresentadas justificativas de natureza étnica.
Assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Arquitetura Romana
A arquitetura romana recebeu influências dos etruscos, que viviam desde o ano mil a.C. na região hoje chamada Toscana, ao norte da Itália. Foram construtores de arcos e abóbadas, e o arco ogival é contribuição sua.
Roma também recebeu influência da arquitetura dórica do território que conhecemos como o sul da Itália, mas que na época constituía a Magna Grécia, pois era habitada por um dos povos gregos, os dóricos.
Em suas construções há um predomínio das platibandas sobre as colunas, como reconhecemos nos tempos da monarquia que findou em 509 a.C. e da república terminada no ano de 31, quando iniciou-se o Império Romano com Otávio Augusto.
A arquitetura romana segue as ordens gregas e difundiu a ordem coríntia, chegando a criar a ordem compósita, acrescentando robustas volutas jônicas ao capitel de folhas de acanto, de ordem coríntia. Construiu também cúpulas para imitar a abóbada celeste.
Mesmo tendo seguido a arquitetura de um outro povo, os romanos alcançaram impressionantes resultados pelo emprego de tijolos, pedras comuns e de mármores, assim como o emprego de argamassas hidráulicas e argamassas comuns.
Nas edificações romanas reconhecemos quatro estilos arquitetônicos:
1º - a platibanda, à maneira grega;
2º - a introdução de arcos entre as colunas embaixo do entablamento;
3º - arcos apoiados sobre colunas, fragmentando os entablamentos, e
4º - a utilização de cúpulas.
Os romanos construíram templos, termas, teatros, anfiteatros, circus, basílicas, arcos de triunfo, colunas comemorativas, estátuas e túmulos.
Na construção de templos seguiram a tradição grega e a desenvolveu, apoiando-se num pódio alcançado por uma escada ladeada de muros; a colunata que circundava a cela, foi substituída pelas semi-colunas (pseudo períptero); o lado frontal é ocupado por um pórtico, mas difundiram a planta circular, como o templo da deusa Vesta em Tívori, e o Panteon em Roma.
As termas eram ambientes de prestação de serviços a ambos os sexos, em separado; com banhos em atmosfera aquecida (à romana) e banhos frios em piscinas. As termas de Caracalla em Roma permitiam o banho simultâneo de mil e seiscentas pessoas. Os teatros romanos também seguiram a tradição helênica, mas buscaram outra solução através dos anfiteatros, cujo exemplo máximo é o Coliseu, com capacidade para sessenta mil expectadores.
Os circos representam uma versão dos estádios gregos, com pista alongada e tribunas laterais para o público, serviam a realização de corridas de carros tracionados por dois cavalos (bigas), ou por quatro (quadrilhas). Nero construiu um dos circos mais notáveis de Roma.
As basílicas eram espaços destinados ao comércio e a distribuição da justiça, que possuíam plantas retangulares normalmente divididas em três naves. As laterais de dois pavimentos e uma ábside (ala em forma de semi-círculo que se projeta para fora da planta retangular).
No reinado de Constantino, algumas basílicas foram destinadas ao culto cristão.
Os arcos de triunfo com um ou três vãos, de planta retangular, tiveram a sua origem no propósito de honrar os vencedores em batalhas ou imperadores. Eram construídos próximos das portas das muralhas que limitavam algumas cidades do império romano.
Em Roma, o Imperador Tito, teve seu arco de Triunfo em um vão; o Imperador Constantino de três vãos. Trajano teve um arco de triunfo em Benevento e uma coluna em Roma, que foi base para sua estátua (e mais tarde tornou-se seu sepulcro). Esta coluna ostenta um baixo relevo que cobre todo seu fuste em espiral. Entre pedestal e estátua, a coluna mede 33 metros.
Os túmulos romanos buscaram soluções estrangeiras: gregas ou egípcias. Adriano teve um túmulo extraordinário às margens do Tigre. Hoje é propriedade do Vaticano, e é conhecida pelo nome de castelo Santo Ângelo.
A casa romana comum, citadina (domus) e a casa de descanso rural (vila), tem planta de origem grega. Possui dois pátios sendo o primeiro chamado átrio e o segundo peristilo, que reúnem ao seu redor os aposentos. No centro, há uma cisterna (receptáculo para a conservação da água da chuva). Algumas tinham dois pisos e eram dotadas de jardim ao fundo (hortos). Encontramos destas casas em Pompéia. São conhecidas pelos nomes de Fauno, dos Vettii e do poeta trágico.
No trabalho castrense de construções, isto é, reservado as legiões, foram construídas fortificações, aquedutos, cloacas, pontes e estradas. Por essas estradas um dia chegaram a Roma os apóstolos Pedro e Paulo. Em Roma também , Pedro fixou sua Cátedra, de onde o catolicismo tem sido dirigido no decorrer dos séculos. Também por aquelas estradas, chegaram os bárbaros que puseram fim ao Império romano do ocidente (476 d. C.). O império romano do oriente sobreviveu e é conhecido por nós como bizantino, porque sua capital era Bizâncio, antigo nome de Constantinopla. No decorrer dos dez séculos que seguiram a queda de Roma, e com as novas influências recebidas da Ásia, reorganizou-se o quadro da arquitetura. Receberam o nome de latino-ocidental, bizantina, românica e gótica.
http://www.diretoriodearte.com/arquitetura/a-arquitetura-romana/
Como podemos ver, os romanos foram exímios construtores, e a organização que tinham fez com que as construções tivessem uma finalidade aliada à beleza e soluções de engenharia. Converse com a turma sobre esse assunto e peça aos alunos que pesquisem sobre o tema em livros, revistas e sites. Depois abra um espaço para trocarem as informações pesquisadas.
Proponha aos alunos que construam alguns monumentos romanos que ao final formará uma cidade. Divida a turma em grupos e distribua temas de acordo com a finalidade, religiosa, lazer, higiene, comércio, etc. a inspiração para as maquetes deverá ser baseada nas construções romanas como anfiteatros, termas e templos. Os materiais podem ser sucata, cola, tesoura, papeis, e tintas. Ao final dos trabalhos monte uma cidade romana na sala de aula.
Arte - Fundamental | 09. Arte e ArquiteturaArquitetura Romana
A arquitetura romana recebeu influências dos etruscos, que viviam desde o ano mil a.C. na região hoje chamada Toscana, ao norte da Itália. Foram construtores de arcos e abóbadas, e o arco ogival é contribuição sua.
Roma também recebeu influência da arquitetura dórica do território que conhecemos como o sul da Itália, mas que na época constituía a Magna Grécia, pois era habitada por um dos povos gregos, os dóricos.
Em suas construções há um predomínio das platibandas sobre as colunas, como reconhecemos nos tempos da monarquia que findou em 509 a.C. e da república terminada no ano de 31, quando iniciou-se o Império Romano com Otávio Augusto.
A arquitetura romana segue as ordens gregas e difundiu a ordem coríntia, chegando a criar a ordem compósita, acrescentando robustas volutas jônicas ao capitel de folhas de acanto, de ordem coríntia. Construiu também cúpulas para imitar a abóbada celeste.
Mesmo tendo seguido a arquitetura de um outro povo, os romanos alcançaram impressionantes resultados pelo emprego de tijolos, pedras comuns e de mármores, assim como o emprego de argamassas hidráulicas e argamassas comuns.
Nas edificações romanas reconhecemos quatro estilos arquitetônicos:
1º - a platibanda, à maneira grega;
2º - a introdução de arcos entre as colunas embaixo do entablamento;
3º - arcos apoiados sobre colunas, fragmentando os entablamentos, e
4º - a utilização de cúpulas.
Os romanos construíram templos, termas, teatros, anfiteatros, circus, basílicas, arcos de triunfo, colunas comemorativas, estátuas e túmulos.
Na construção de templos seguiram a tradição grega e a desenvolveu, apoiando-se num pódio alcançado por uma escada ladeada de muros; a colunata que circundava a cela, foi substituída pelas semi-colunas (pseudo períptero); o lado frontal é ocupado por um pórtico, mas difundiram a planta circular, como o templo da deusa Vesta em Tívori, e o Panteon em Roma.
As termas eram ambientes de prestação de serviços a ambos os sexos, em separado; com banhos em atmosfera aquecida (à romana) e banhos frios em piscinas. As termas de Caracalla em Roma permitiam o banho simultâneo de mil e seiscentas pessoas. Os teatros romanos também seguiram a tradição helênica, mas buscaram outra solução através dos anfiteatros, cujo exemplo máximo é o Coliseu, com capacidade para sessenta mil expectadores.
Os circos representam uma versão dos estádios gregos, com pista alongada e tribunas laterais para o público, serviam a realização de corridas de carros tracionados por dois cavalos (bigas), ou por quatro (quadrilhas). Nero construiu um dos circos mais notáveis de Roma.
As basílicas eram espaços destinados ao comércio e a distribuição da justiça, que possuíam plantas retangulares normalmente divididas em três naves. As laterais de dois pavimentos e uma ábside (ala em forma de semi-círculo que se projeta para fora da planta retangular).
No reinado de Constantino, algumas basílicas foram destinadas ao culto cristão.
Os arcos de triunfo com um ou três vãos, de planta retangular, tiveram a sua origem no propósito de honrar os vencedores em batalhas ou imperadores. Eram construídos próximos das portas das muralhas que limitavam algumas cidades do império romano.
Em Roma, o Imperador Tito, teve seu arco de Triunfo em um vão; o Imperador Constantino de três vãos. Trajano teve um arco de triunfo em Benevento e uma coluna em Roma, que foi base para sua estátua (e mais tarde tornou-se seu sepulcro). Esta coluna ostenta um baixo relevo que cobre todo seu fuste em espiral. Entre pedestal e estátua, a coluna mede 33 metros.
Os túmulos romanos buscaram soluções estrangeiras: gregas ou egípcias. Adriano teve um túmulo extraordinário às margens do Tigre. Hoje é propriedade do Vaticano, e é conhecida pelo nome de castelo Santo Ângelo.
A casa romana comum, citadina (domus) e a casa de descanso rural (vila), tem planta de origem grega. Possui dois pátios sendo o primeiro chamado átrio e o segundo peristilo, que reúnem ao seu redor os aposentos. No centro, há uma cisterna (receptáculo para a conservação da água da chuva). Algumas tinham dois pisos e eram dotadas de jardim ao fundo (hortos). Encontramos destas casas em Pompéia. São conhecidas pelos nomes de Fauno, dos Vettii e do poeta trágico.
No trabalho castrense de construções, isto é, reservado as legiões, foram construídas fortificações, aquedutos, cloacas, pontes e estradas. Por essas estradas um dia chegaram a Roma os apóstolos Pedro e Paulo. Em Roma também , Pedro fixou sua Cátedra, de onde o catolicismo tem sido dirigido no decorrer dos séculos. Também por aquelas estradas, chegaram os bárbaros que puseram fim ao Império romano do ocidente (476 d. C.). O império romano do oriente sobreviveu e é conhecido por nós como bizantino, porque sua capital era Bizâncio, antigo nome de Constantinopla. No decorrer dos dez séculos que seguiram a queda de Roma, e com as novas influências recebidas da Ásia, reorganizou-se o quadro da arquitetura. Receberam o nome de latino-ocidental, bizantina, românica e gótica.
http://www.diretoriodearte.com/arquitetura/a-arquitetura-romana/
Como podemos ver, os romanos foram exímios construtores, e a organização que tinham fez com que as construções tivessem uma finalidade aliada à beleza e soluções de engenharia. Converse com a turma sobre esse assunto e peça aos alunos que pesquisem sobre o tema em livros, revistas e sites. Depois abra um espaço para trocarem as informações pesquisadas.
Proponha aos alunos que construam alguns monumentos romanos que ao final formará uma cidade. Divida a turma em grupos e distribua temas de acordo com a finalidade, religiosa, lazer, higiene, comércio, etc. a inspiração para as maquetes deverá ser baseada nas construções romanas como anfiteatros, termas e templos. Os materiais podem ser sucata, cola, tesoura, papeis, e tintas. Ao final dos trabalhos monte uma cidade romana na sala de aula.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
SUBI NA ROSEIRA
ENQUANTO DUAS CRIANÇAS BATEM CORDA, OUTRAS DUAS ENTRAM, CADA UMA VINDO DE UM LADO. COMEÇAM A SALTAR E, AO MESMO TEMPO, VÃO FALANDO UMA PARA A OUTRA.
— AI, AI...
— O QUE VOCÊ TEM?
— SAUDADES.
— DE QUEM?
— DO CRAVO, DA ROSA E DE MAIS NINGUÉM.
— SUBI NA ROSEIRA, DESCI PELO GALHO, FULANO (FALA UM NOME) ME ACUDA, SENÃO EU CAIO.
O ÚLTIMO QUE FALOU SAI E ENTRA QUEM FOI CHAMADO.
Maurício de Sousa. Manual de Brincadeiras da Mônica. São Paulo: Globo, 2009. p. 101.
PARA BATER A CORDA PRECISAMOS DE
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia os textos a seguir.
Texto 1:
Podemos descrever o Estado como uma sociedade organizada que ocupa um território definido e possui um governo efetivo, independente do controle externo. A essência do estado é a soberania, ou o poder de fazer e executar leis, preservando a ordem social pela punição daqueles que infringem essas leis.
BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. Porto Alegre, Globo, 1978. v. 1.
Texto 2 :
Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo com a sua função, incluindo os sacerdotes, os mercadores, os artesãos, os soldados, os camponeses, os estrangeiros. A divisão do trabalho e as desigualdades de riquezas entre os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal administrador do templo ou um grande chefe guerreiro, surgindo, assim, o Estado.
COULON, Olga M. Fonseca. História: Pré-História, Antiguidade e Feudalismo.
Explique como surgiu a desigualdade social nas primeiras civilizações.