Sobre a argumentação de Calvin, considere as seguintes afirmativas:
1. Ao se dirigir à professora, Calvin faz uma simulação do discurso jurídico, tanto no vocabulário quanto na organização dos argumentos.
2. A argumentação de Calvin está fundada na premissa de que a ignorância é uma condição necessária para a felicidade.
3. Calvin questiona a eficiência da professora quando diz que sua aula é uma tentativa deliberada de privá-lo da felicidade.
4. Ao gritar “Ditadura!” no último quadrinho, Calvin protesta contra o desrespeito à Constituição, que lhe garante o direito inalienável à felicidade.
Assinale a alternativa correta:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Para a identificação de um rapaz, vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a):
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: http://www.cespe.unb.br/vestibular/arquivos/2001-2/
O texto traz um assunto muito discutido nos dias atuais, entendendo que os personagens são um casal é possível perceber que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Apesar de a mitologia mesopotâmica ser ampla e complexa, seus deuses se organizavam em uma hierarquia clara, de acordo com a influência de seu poder. Os mais importantes eram: An (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra). Foram eles que, através de suas palavras, teriam criado o mundo. Desse mito, talvez, tenha nascido a crença no poder das palavras divinas. Os filhos desses deuses estavam um degrau abaixo na escala de poder divino. Eram milhares de divindades, cada uma responsável por um aspecto do mundo, por uma parte do universo, agindo com o intuito de manter em funcionamento o plano iniciado por seus pais. Os mesopotâmicos acreditavam que esses deuses, principalmente os deuses criadores, estavam muito distantes e muito ocupados com suas tarefas para dar atenção às necessidades dos homens. Assim, para suprir as carências humanas, também existiam os deuses pessoais que cuidavam da orientação de cada indivíduo e de sua família.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mesopotamia---religiao-o-politeismo-e-o-mito-do-diluvio.htm Acesso em: 12 de nov. 2016.
Enunciado:
a) Explique o significa politeísmo.
b) Retire do texto o trecho que reforça a característica politeísta da religião da mesopotâmia.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Ao Departamento de Defesa do Consumidor - PROCON de São Paulo
Assunto: Reclamação por defeito em produto
Eu, L. M., inscrito no CPF sob o nº 123.456.789-X, residente na Avenida das Nações, nº 122, CEP 05477-903, bairro Pinheiros da cidade de São Paulo, estado de São Paulo, venho apresentar reclamação por decorrência da compra de um produto com vício de qualidade que não foi sanado no prazo de 30 dias.
Conforme mencionado acima, no dia 05 de julho de 2019, comprei um celular na loja *** pelo preço R$ 2 500,00, conforme nota fiscal em anexo.
No produto estava descrito que tinha as funcionalidades de display touch a prova d’água. Ao abrir o produto, foi constatado que as funcionalidades de touch não estavam operando adequadamente. Por isso, foi enviada a reclamação para a loja responsável pela venda para que o vício fosse devidamente sanado, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
A loja devolveu o produto no prazo de 30 dias, conforme previsto no § 1º do artigo 18, mas sem que o vício tivesse sido devidamente sanado. Frente a esta situação, voltei à loja e demonstrei que o produto ainda estava defeituoso, mas se recusaram a trocar por outro, devolver a quantia paga ou abater proporcionalmente o preço.
Assim, procuro o Departamento de Defesa do Consumidor para que intervenha na presente situação de modo a garantir o respeito às regras previstas no código e que seja restituído o valor pago pelo produto, conforme o inciso II do § 1º do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
São Paulo, 17 de julho de 2019.
L. M.
(O nome da loja foi suprimido, assim como o nome do reclamante.)
A carta de reclamação acima foi enviada ao PROCON e apresenta estrutura semelhante à das cartas comuns. São aspectos característicos do gênero carta a presença de
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(IME) Admita que uma solução aquosa 0,0400 molar de ácido tricloroacético congele a -0,1395 °C. Considere, ainda, que a constante de abaixamento do ponto de congelamento (Kc) da água seja 1,860 0C . kg . mol-1 e que 1,00 L de solução contenha 1,00 kg de solvente. O valor da constante de dissociação (Ka) do ácido tricloroacético será: