Calcule a corrente em ampères medida no amperímetro (A) do circuito apresentado na figura:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia a seguir um trecho de um artigo da psicóloga Rosely Sayão.
Já faz tempo que nossa sociedade discute as mudanças que têm ocorrido nas famílias. Primeiramente a separação, depois o divórcio e na sequência os recasamentos que surgiram e, como consequência, provocaram uma grande modificação no grupo que, tradicionalmente, era chamado de família e cuja estrutura era formada por um homem e uma mulher que se uniam até que a morte os separasse e tinham filhos. Agora, há pelo menos duas décadas, uma nova discussão entrou nessa pauta: a formação de grupos familiares que têm bases diferentes das antes consideradas padrão.
A partir da década de 1960, quando surgiram as primeiras mudanças significativas na configuração familiar, não faltaram análises preconceituosas que defendiam a permanência da configuração familiar tradicional em nome do desenvolvimento “sadio” das crianças. Na época em que casais começaram a se separar não faltaram teorias e conjecturas que afirmavam que filhos de casais separados tinham todas as possibilidades de serem “crianças problemáticas”. Hoje, com uma geração de adultos que foram criados por pais separados vivendo como qualquer outro adulto, constatamos que tal profecia não se realizou. A separação não se mostrou, ela mesma, um fator responsável por gerar problemas aos filhos.[...]
Disponível em: <http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 4 dez. 2012.
O título do texto é Outro formato de família. Justifique esse título a partir do trecho lido.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
No final do ano de 2009, o Nobel de Química foi dado a Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath, cientistas que determinaram a estrutura dos ribossomos em nível molecular e revelaram como esses complexos celulares funcionam. Os ribossomos produzem as macromoléculas que controlam a bioquímica de todos os organismos vivos, as proteínas.
(POLIKARAPOV, p. 24-25)
Com relação à síntese proteica, é correto afirmar:
- Arte | 5. Idade Moderna
TEXTO I
JÚNIOR, A. Caipira picando fumo, 1893. Óleo sobre tela, 202 cm x 141 cm.
TEXTO II
Caipira Picando Fumo é uma das obras marcantes do pintor brasileiro Almeida Júnior, um dos responsáveis por introduzir o homem brasileiro na pintura e em razão disso, sua obra está repleta de tipos que nos são bastante comuns. [...] O caipira é a única figura humana a fazer parte do quadro. Ele é um homem de meia idade, forte, de rosto marcado pela dureza da vida, que usa uma camisa branca de mangas compridas que vão até o punho, com uma abertura em forma de V no peito, e uma calça amarronzada, gasta, com a barra dobrada quase no meio da perna. [...] O homem encontra-se calmamente sentado sobre toras, em frente ao paiol feito de taipa, picando seu pedaço de fumo com uma enorme faca, prestando atenção no que está fazendo. [...] A obra chama a atenção não só para o estudo dos costumes, mas, sobretudo para a questão natural da existência do caboclo nas terras do interior paulista.
Disponível em: https://www.historiadasartes.com. Acesso em: 21 ago. 2020.
O retrato da atmosfera e do ser humano em sua essência inspirou vários artistas, entre eles, um brasileiro, o paulista Almeida Júnior (1850-1899). Com base nas temáticas e na escolha de cores por parte do pintor, podemos dizer que sua obra tem relação com o movimento
- Química | 3.7 Polímeros
Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.
ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes:
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Leia o texto.
A sociedade medieval como o corpo humano
[...] a metáfora do corpo para descrever a estrutura da sociedade medieval: a cabeça, o príncipe; os olhos, os ouvidos e a língua, os juízes e prefeitos; os oficiais e os soldados, as mãos; os questores e escrivães, o ventre e os intestinos; os camponeses, os pés. O autor destaca o aparente paradoxo dos pés: em relação à cabeça são menos importantes, mas ouse retirar os pés do corpo! Por mais forte que seja, não conseguimos caminhar sem eles. Merecem os camponeses, por isso, especial atenção dos governantes. Essa era a admoestação da filosofia cristã que, tanto na Idade Média quanto na Antiguidade, tinha como parâmetro ético a Moral.
COSTA, Ricardo da. A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média. Trans/Form/Ação, Marília, v. 35, p. 171. 2012.
Vocabulário:
Paradoxo – aparente falta de lógica; contradição.
Admoestação – estímulo ao aprimoramento moral ou espiritual de uma pessoa, advertência.
Parâmetro – padrão, regra, princípio.
A organização social durante o período medieval era caracterizada pela: