Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).
Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Cordel
EXPLIQUE o sentido que você identifica no contexto do poema de acordo com o título: Viola, Verso e Canção.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoMuitos trabalhos recentes de arte digital não consistem mais em objetos puros e simples, que se devem admirar ou analisar, mas em campos de possibilidades, programas geradores de experiências estéticas potenciais. Se já era difícil decidir sobre a paternidade de um produto da cultura técnica, visto que ela oscilava entre a máquina e os vários sujeitos que a manipulam, a tarefa agora torna-se ainda mais complexa.Se quisermos complicar ainda mais o esquema da criação nos objetos artísticos produzidos com meios tecnológicos, poderíamos incluir também aquele que está na ponta final do processo e que foi conhecido pelos nomes (hoje inteiramente inapropriados) de espectadores, ouvintes ou leitores: numa palavra, os receptores de produtos culturais.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993 (adaptado).
O autor demonstra a crise que os meios digitais trazem para questões tradicionais da criação artística, particularmente, para a autoria. Essa crise acontece porque, atualmente, além de clicar e navegar, o público: - Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Vamos entender agora como se comportam as sombras em diferentes posições do corpo e das fontes de luz.
Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo vai ter um fotógrafo oficial e um "coletor de sombras" oficial os outros serão atores.
A atividade funcionará assim:
Os atores vão fazer uma pose que resultará em uma sombra. O fotógrafo tirará uma foto da pose, mas os atores devem se manter na pose após a foto. É importante testar locais onde haverá sombra. Se for necessário utilize lanternas. Enquanto os atores ficam na posição, o "coletor de sombras" vai desenhar com giz sobre as sombras que o grupo projetou no chão ou na parede, se tiver muito grande, o fotógrafo pode ajudar. Depois os atores saem e o fotógrafo registrará apenas o desenho feito com as sombras.
Cada grupo fará pelo menos três posições.
Depois de registradas, as imagens das sombras serão projetadas. Os outros grupos tentarão refazer a pose que gerou as sombras. Cada grupo terá uma tentativa. Depois a foto da pose será exibida.
Esse exercício será feito com todas as poses.
Façam um debate sobre a experiência.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST 2018 1ª FASE) Uma das substâncias utilizadas em desinfetantes comerciais é o perácido de fórmula CH3CO3H. A formulação de um dado desinfetante encontrado no comércio consiste em uma solução aquosa na qual existem espécies químicas em equilíbrio, como representado a seguir. (Nessa representação, a fórmula do composto 1 não é apresentada.)
Ao abrir um frasco desse desinfetante comercial, é possível sentir o odor característico de um produto de uso doméstico.
Esse odor é de
- Física
Em um experimento de Millikan (determinação da carga do elétron com gotas de óleo), sabe-se que cada gota tem uma massa de 1,60 pg e possui uma carga excedente de quatro elétrons.Suponha que as gotas são mantidas em repouso entre as duas placas horizontais separadas de 1,8cm A diferença de potencial entre as placas deve ser, em volts,igual a
Dados: carga elementar e=1,60.10-19C
1pg=10-12 g; g=10 m/s2