(UEG) Durante seu reinado, Carlos Magno buscou reverter o quadro de estagnação cultural gerado pelas invasões bárbaras, quando muito do conhecimento da Antiguidade clássica havia se perdido. Reuniu então, com o apoio da Igreja, grandes sábios que deveriam transmitir sua sabedoria nas escolas da época. Esses grandes mestres foram chamados scholasticos. As matérias ensinadas por eles nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais e foram divididas em
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica; o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.
DESCARTES, R. Princípios da filosofia. Lisboa: Edições 70, 1997 (adaptado).
Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Existe no Brasil uma lei que obriga as distribuidoras de combustíveis a fixar em 27% a mistura de álcool na gasolina.
Ao abastecer seu carro com motor a gasolina em um posto, uma pessoa colocou 30 litros no tanque. Considerando que o combustível atendia a lei, quantos litros de álcool faziam parte da mistura?
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT) Em um hospital, foi projetado um sistema de três polias ideais para suspender pacientes com sobrepeso. O sistema está montado sob um suporte fixo, como mostra a figura. Uma pessoa e sua cadeira possuem massa M igual a 200,0kg e precisam ser erguidas. Para isso, a carga M foi presa ao eixo da polia C, estando o sistema sob a ação exclusiva do campo gravitacional igual a 10 m/s².
Considerando-se os fios ideais, a intensidade da força F que mantém o sistema em equilíbrio estático, em kN, é igual a
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Renata é dona de casa e teve um dia cheio. Ela saiu de casa e passou no posto de gasolina para encher o tanque e lavar o carro. Depois, passou no supermercado. Para terminar, foi a uma loja comprar um presente e deixou seu carro em um estacionamento. Ela deu gorjetas no posto de gasolina, no supermercado e no estacionamento.
De acordo com a tabela, qual seria o valor máximo e o valor mínimo que ela poderia ter gasto com gorjetas ao longo desse dia.
- Química | 2.6 Eletroquímica
A figura abaixo representa simplificadamente um alto forno, uma espécie de cilindro vertical de grande altura, utilizado na indústria siderúrgica, dentro do qual a hematita, um minério de ferro composto de 70% de óxido de ferro III (Fe2O3) e impurezas como a sílica SiO2 e a alumina Al2O3, é transformada, após uma série de reações, em ferro gusa (Fe). Na entrada do alto forno, são colocados carvão coque (C) isento de impurezas, calcário (CaCO3) e hematita.
Na tabela abaixo aparecem as temperaturas, as equações das reações químicas que ocorrem no alto forno bem como o processo ocorrido.
Atua como redutor do metal