(FATEC) Assinale a alternativa que apresenta o correto emprego da crase:
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uerj) Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:
A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.
Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.
Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
a) Qual é o propósito comunicativo desse texto?
b) Embora geralmente, a variante linguística empregada no editorial seja a norma-padrão há, no texto anterior, várias passagens em linguagem coloquial. Explique por que o autor desse editorial faz uso dessa modalidade da língua.
c) Retire do texto um em exemplo do registro coloquial da linguagem.
- Matemática | 10. Estatística
No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor marca apenas uma alternativa dentre as seis opções de respostas, sendo que a alternativa escolhida está associada a uma nota entre os valores 1, 3, 5, 7, 8 e 9.
Um leitor respondeu ao teste, obtendo as notas de sorte e de azar para as perguntas e representou-as no Quadro 1.
O resultado do teste x é calculado como sendo a diferença entre as médias aritméticas das notas de sorte e de azar, nessa ordem. A classificação desse resultado é dada de acordo com o Quadro 2.
SANTI,A.; KIST, C. Sorte: manual de instruções. Superinteressante. ago. 2012 (adaptado).
De acordo com os dados apresentados, a classificação do resultado do teste desse leitor é:
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UFSC) Um físico atuante em renomado laboratório nacional resolveu dedicar-se exclusivamente a certa pesquisa experimental sobre a qual não havia nenhum conhecimento teórico anterior. Motivado apenas por sua criatividade e imaginação, queria verifi car os efeitos de descargas elétricas no crescimento médio das árvores de um tipo particular que havia no pátio da universidade. Seu experimento consistia na aplicação diária de duas descargas elétricas em um conjunto de três árvores. Após alguns meses, comparava o crescimento médio dessas árvores com o de outras que não haviam recebido as descargas. Seus colegas do laboratório não admitiam que a pesquisa continuasse e utilizaram os seguintes argumentos:
I. A natureza altamente teórica da Física propicia um amplo número de problemas de pesquisa para o trabalho experimental. Pesquisa guiada por teoria é mais eficiente e tem mais chance de sucesso.
II. O experimento deveria ser realizado com um número grande de árvores para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto.
III. Criatividade e imaginação, embora importantes para a produção de conhecimento, não devem ser a única justificativa para o início de uma pesquisa em Física.
IV. O método experimental não é adequado para a produção de conhecimento em Física.
V. O experimento deveria ser realizado com árvores da mesma espécie e com as mesmas descargas elétricas em diversos lugares para que fosse alcançado um conhecimento verdadeiro e imutável sobre o assunto. Com base na visão atual sobre a produção de conhecimento em Física,
é correto afirmar que:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNICENTRO) As pilhas de zinco-mercúrio, utilizadas em relógios e cronômetros, produzem energia a partir das reações representadas pelas semi-equações:
Zn(s) + 2OH–(aq) ⇌ Zn(OH)2(s) + 2e–
HgO(s) + H2O(l) + 2e– ⇌ Hg(l) + 2OH–(aq)
A partir da análise dessas semi-equações, pode-se afirmar: