(UFSM-RS) [...] a capoeira, a guardiã do jogo, da 7brincadeira, do 1faz de conta que 8luta, mas joga com 3o outro, que simula um 9golpe e tira 4o outro para dançar e que tem uma vinculação 5étnica e racial com o percurso e o lugar da 2negritude em nosso país, acabou, em algumas 6escolas, ensinada sob o 10controle da 11esportivização, com regras e pontuações.
Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica.
Brasília: Ministério da Educação, Volume 1, 2008, p.231.
O substantivo que, formado com o auxílio de um sufixo, conota no fragmento um processo desvantajoso à prática da capoeira na escola é:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read this internet forum entry about cycling to work and then answer the following questions: [–] ergonomicsalamander (7 months ago) Accidents in the last year: 0 (serious close calls: maybe 2-3) I've been cycling regularly for about two and a half years recreationally, and commuting / living carless for about a year. Safe bicycling tips: Be assertive. Pretend you're a car - that means take the lane often, stop at all red lights and stop signs, take the right-of-way when it belongs to you (but don't take it if someone tries to give it to you when it's unsafe to do so), and use hand signals for turning. Also, assume everyone else, cars and bikes alike, think you are invisible - always leave lots of space, be careful and go slowly when filtering, keep an eye out for turning vehicles. Available at: https://www.reddit.com/r/bicycling/comments/3qmagc/how_long_have_you_been_cycling_and_how_many/. Accessed on: Jun 13, 2016.
Enunciado:
- a) How long has the writer been cycling?
__________________________________________________________________________________
- b) How many accidents did he have last year?
__________________________________________________________________________________
- c) He says he has been living carless. What does he mean?
__________________________________________________________________________________
- d) Answer in Portuguese, with your own words: What does he mean when he tells us to ride a bike as if we were a car?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal racional, deveríamos defini-lo como um animal simbólico. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização.
CASSIRER, Emst. Antropologia filosófica. 2 ed. São Paulo. Mestre Jou, 1997, p 51
Ao comparar os conceitos de animal simbólico e racional, o pensamento exposto no fragmento indica que o - Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFU) Analise a tabela.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos números 1, 2, 3 e 4.
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(IME) Em certos problemas relacionados ao escoamento de fluidos no interior de dutos, encontram-se expressões do tipo:
A grandeza γ possui a mesma dimensão da razão entre potência e temperatura. O termo k é a condutividade térmica, conforme descrito pela Lei de Fourier. As dimensões dos parâmetros a e l são, respectivamente, as mesmas de aceleração e comprimento. A dimensão de v para que a equação acima seja dimensionalmente correta é igual a:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a representação da população negra, especialmente da mulher negra, em imagens de produtos de beleza presentes em comércios do nordeste goiano. Evidencia-se que a presença de estereótipos negativos nessas imagens dissemina um imaginário racista apresentado sob a forma de uma estética racista que camufla a exclusão e normaliza a inferiorização sofrida pelos(as) negros(as) na sociedade brasileira. A análise do material imagético aponta a desvalorização estética do negro, especialmente da mulher negra, e a idealização da beleza e do branqueamento a serem alcançados por meio do uso dos produtos apresentados. O discurso midiático-publicitário dos produtos de beleza rememora e legitima a prática de uma ética racista construída e atuante no cotidiano. Frente a essa discussão, sugere-se que o trabalho antirracismo, feito nos diversos espaços sociais, considere o uso de estratégias para uma “descolonização estética” que empodere os sujeitos negros por meio de sua valorização estética e protagonismo na construção de uma ética da diversidade.
Palavras-chave: Estética, racismo, mídia, educação, diversidade.
SANT'ANA, J. A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo. Dossiê: trabalho e educação básica. Margens Interdisciplinar. Versão digital. Abaetetuba, n. 16. jun. 2017 (adaptado).
O cumprimento da função referencial da linguagem é uma marca característica do gênero resumo de artigo acadêmico. Na estrutura desse texto, essa função é estabelecida pela