(ESPCEX) Assinale a alternativa cujo vocábulo só pode ser empregado com acento gráfico:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UESB) A posição de uma partícula se movendo ao longo do eixo x varia de acordo com a expressão x (t) = 10 - 8t + 2t², em que x é dado em metros e t, em segundos.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
2. A HISTÓRIA DE CADA UM
1. As pessoas pertencem a grupos sociais diferentes. Cite três grupos sociais dos quais você faz parte.
2. Explique como é sua convivência em cada um deles.
3. Seus grupos sociais são iguais aos de outros crianças da sua idade? Explique.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicará o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras.
(FUVEST 2016 1° FASE) No texto, a função argumentativa do provérbio “Da vida nada se leva” é expressar uma filosofia de vida contrária à que está presente em “vintém poupado, vintém ganhado”.
Também é contrário a esse último provérbio o ensinamento expresso em:
- História | 6.08 Imperialismo
(UNESP) O imperialismo colonial europeu do final do século XIX e início do século XX mudou a geopolítica do continente africano, fragmentando-o em fronteiras representadas pelo aparecimento de novos espaços linguísticos e novas dinâmicas espaciais e econômicas.
Analisando o mapa, pode-se afirmar que
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST 2014 1° FASE) Considere a tabela abaixo.
ASSASSINATOS DE INDÍGENAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO DO SUL
*De janeiro a novembro de 2012.
www.cimi.org.br.Acessado em 10/07/2013.
Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em: