(UTFPR) Em qual alternativa todas as palavras em negrito devem ser acentuadas graficamente?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
As capitais brasileiras Boa Vista, Brasília, Macapá, Recife, São Paulo e Vitória tiveram reajuste na tarifa de transporte público neste ano. Em Maceió, há sinalização de reajuste, mas ele depende da aprovação do prefeito e do governador. Já em Campo Grande, após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a prefeitura suspendeu o decreto que havia implementado o aumento de R$ 3,95 para R$ 4,10.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 mar. 2020.
Caso o decreto tivesse sido aprovado pela prefeitura de Campo Grande, o aumento na tarifa do transporte público seria de, aproximadamente,
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alalgoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.
Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: "Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”.
BBC. Disponível em:. Acesso: 11 mar. 2013.
A relação descrita entre os eleitores e a candidata aproxima-se, na matriz teórica weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que
- Língua Portuguesa
O trecho que você, candidato ou candidata, irá ler foi extraído da obra O Guarani, de autoria de José de Alencar. Leia atentamente o trecho do capítulo X – AO ALVORECER e, baseado no texto, responda à(s) questão(ões).
– 3Tu, senhora, zangada com Peri! Por quê?
– Porque 4Peri é 14mau e ingrato; em vez de ficar perto de sua senhora, vai caçar em risco de morrer! Disse a moça 15ressentida.
– 5Ceci desejou ver uma onça viva!
– Então não posso gracejar? Basta que eu deseje uma coisa para que tu corras atrás dela como um louco?
– 9Quando Ceci acha bonita uma flor, Peri não vai buscar? Perguntou o índio.
– Vai, sim.
– 10Quando Ceci ouve cantar o sofrê, Peri não o vai procurar?
– Que tem isso?
– 8Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.
Cecília não pôde reprimir um sorriso ouvindo esse silogismo rude, a que a linguagem singela e 1concisa do índio dava uma certa poesia e originalidade.
11Mas estava resolvida a conservar a sua severidade e ralhar com Peri por causa do susto que lhe havia feito na véspera.
– 2Isto não é razão, continuou ela; porventura 6um animal feroz é a mesma coisa que um pássaro, e apanha-se como uma flor?
– 7Tudo é o mesmo, desde que te causa prazer, senhora.
– 12Mas então, exclamou a menina com um assomo de impaciência, se eu te pedisse aquela nuvem?...
E apontou para os brancos vapores que passavam ainda envolvidos nas sombras 16pálidas da noite.
– Peri ia buscar.
– A nuvem? Perguntou a moça admirada.
– Sim, a nuvem.
Cecília pensou que o índio tinha perdido a cabeça; ele continuou:
– 13Somente como a 17nuvem não é da terra e o homem não pode tocá-la, Peri morria e ia pedir ao Senhor do céu a nuvem para dar a Ceci.
Estas palavras foram ditas com a simplicidade com que fala o coração. A menina, que um momento duvidara da razão de Peri, compreendeu toda a sublime abnegação, toda a delicadeza de sentimento dessa alma inculta.
A sua fingida severidade não pôde mais resistir; deixou pairar nos seus lábios um sorriso divino.
ALENCAR, José de. O Guarani.
Na ref. 8, “Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.”, o termo em destaque é um pronome. O termo destacado também é um pronome na frase:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERJ) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.
A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada: