(IFSC) Quanto à ortografia e à acentuação, assinale a alternativa CORRETA
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Examine atentamente as imagens.
Responda.
A) Explique o que foi a Lei da Anistia Política de 1979.
B) Descreva o contexto em que essa lei foi elaborada e aprovada.
C) Considerando os princípios de justiça social, como você avalia a abrangência da Lei da Anistia realizada no Brasil em 1979?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Fábula é uma narrativa figurada, na qual seres irracionais, objetos inanimados ou situações fictícias ganham características humanas ou existência imaginária, com o propósito de instrução moral, que sustenta toda a história e, em geral, é revelada ao seu fim. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Esopo, o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na Grécia, na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Acredita-se que já nasceu escravo, e pertenceu a dois senhores. Em suas fábulas ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo, em vários contos, os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas do reino vegetal e mineral.
De acordo com a fábula, um tesouro pode ser identificado diariamente em nossas atitudes ao refletirmos e alcançarmos o(a)
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(ESPCEX) “A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros). Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”
(BOULOS JR, 2011)
São características do Renascimento:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNIC) O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo e, nesse tecido, se transformam em macrófagos. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou micro-organismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são, portanto, fagócitos profissionais. Atualmente, se sabe que, além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária, produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:
• atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;
• regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;
• podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas superfícies fragmentos de moléculas derivadas de sua ação fagocitária, exibindo estes fragmentos para células do sistema imunitário (linfócitos) que podem iniciar uma resposta imunitária após o reconhecimento destes fragmentos. Exercendo esta função, os macrófagos recebem também o nome de células apresentadoras de antígenos.
Os macrófagos, por apresentar uma grande capacidade fagocitária, terá em seu citoplasma:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(CPS) Em Música, usam-se as partituras como meio de registro e guia para permitir tocar a peça musical como o compositor a criou. Em Química, utilizam-se protocolos experimentais como registro de um método procedimental predefinido para a implementação de experiências.
Numa partitura existem notas musicais... Poderiam as reações químicas ser traduzidas por notas musicais?
Na imagem temos uma analogia entre os instrumentos musicais e os equipamentos de laboratório. Observamos que as notas musicais escapam de um dos instrumentos, assim como uma substância gasosa escaparia de um recipiente aberto, em um experimento químico.
Um exemplo de substância que, em temperatura ambiente, se comportaria como as notas musicais na figura é o