(CETRO) De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que todas as palavras devam ser acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação do vocábulo sublinhado na placa abaixo.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(FUVEST 2005 1ª FASE)
O gráfico mostra os níveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, após elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A é portadora de um distúrbio hormonal que se manifesta, em geral, após os 40 anos de idade. A pessoa B é saudável.
Qual das alternativas indica o hormônio alterado e a glândula produtora desse hormônio?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia o texto a seguir:
Toda criança, ao nascer, recebe um nome, e é por esse nome que ela vai ser identificada. Uma pessoa sem um nome não tem uma identidade. Além do nome, as pessoas também têm um sobrenome. Explique: Por que ter um sobrenome é importante?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
GOGH, V, van. O Café à Noite. Disponível em https://sinucanews.com.br/. Acesso em: 20 out. 2021.
TEXTO II
No museu
O pintor de roxas faces disse adeus à mãe e foi direto ao museu conversar com o seu quadro predileto. Trata-se do Café à noite, de Van Gogh.
Todos os dias, após o almoço, bate na porta da conhecida casa de arte, sendo recebido por Lipont, simpático general responsável pela guarda das telas.
Há dez anos conversa com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes que se mantém de pé, bem perto da mesa de snooker. São velhos amigos?
O que o público não tem notado é a sensível modificação da bela pintura. O pintor de roxas faces, frustrado, fez um pacto com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes: libertá-lo-ia do quadro se subvertesse todo o ambiente, pois odiava Van Gogh, o grande gênio. E assim foi feito.
O relógio, que no quadro antes marcava doze horas e quatorze minutos, agora está atrasado, assinalando quinze para as oito; sobre a mesa, sete bolas coloridas; desaparecido o taco; dos três lampiões, um apenas se encontra aceso; no chão manchas de sangue sugerindo luta; na parede vermelha uma rachadura em forma de V e a cabeça de todos os fregueses pendidas sobre as cadeiras. A famosa obra está finalmente transformada.
Quando faz menção de levantar-se, o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes pergunta, baixinho, se não irá libertá-lo.
– Ora, a libertação está em ti.
Sai zombando, mas não consegue ultrapassar a porta. O velho militar retira um antigo punhal de suas costas. A polícia ainda o está investigando e os seus depoimentos, por incrível que pareça, são considerados contraditórios.
PRADE, P. No museu. In: PRADE, P. Os milagres do cão Jerônimo; Alçapão para gigantes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
No texto II, um fragmento de Os milagres do cão Jerônimo, Péricles Prade apresenta “O pintor de roxas faces, frustrado”, que “odiava Van Gogh”, numa sugestão de que o pintor visitante invejava de Van Gogh. O texto I, em relação ao texto II, permite ao leitor
- Química | 1.7 Gases
(UEFS)
O estudo dos gases proporciona excelentes exemplos de aplicação do método cientifico, que mostra como a observação de regularidades da natureza, por meio da experimentação, conduz a leis e como essas poderiam ser explicadas por meio de teorias e de modelos. O comportamento de oxigênio, O2(g), contido em um recipiente de 6,0L, a pressão de 5,0atm, interligado por meio de uma válvula a outro de 15,0L, onde há vácuo, de acordo com a figura, constitui exemplo de aplicação do método científico ao sistema gasoso.
Admitindo-se que a temperatura do sistema formado pelos recipientes é igual a 27oC, o volume de O2(g) no interior da ligação é desprezível e esse gás é considerado ideal, é correto afirmar:
- Química | A. Equilíbrio Químico
O poliéster é um polímero sintético utilizado na confecção das roupas de bailarinos, pois esse material origina fibras de alta resistência à tração. Ele é obtido através da reação do ácido tereftálico com o etileno glicol:
Assinale a alternativa que representa, qualitativamente, a variação no equilíbrio da concentração do poliéster com a temperatura.