(FMP) Considere a soma 0,75 + 1,25 + 1 = 3.
Os números 0,75; 1,25 e 1 configuram a decomposição do número 3 em parcelas diretamente proporcionais a:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Papel ofício
- Lápis HB
- Papelão
- Rolinhos de espuma
- Tinta guache - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Recipiente com água
- Pano para limpeza
- Carbono
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre a gravura. A gravura é a impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa (madeira, metal, isopor, pedra) e em seguida aplicada numa base.
- Explicar os alunos que a gravura permite a multiplicação de tiragens e divulgação de idéias.
- Falar sobre os vários artistas da História que trabalharam com a arte da gravura e suas diversas técnicas.
- Mostrar algumas obras destes artistas.
Sugestão de alguns artistas que utilizaram a gravura como expressão de arte.
Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/albrecht-durer/
https://amusearte.hypotheses.org/2072
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Blake
https://br.pinterest.com/antoniojmarques/william-blake/
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/gravura.html
- O professor vai propor para a turma para criarem um desenho livre, mas este desenho deve ser constituído de partes cheias e não com linhas soltas. Priorize também, formas grandes, pois pedaços pequenos podem se tornar problemas no processo de montagem da placa.
- É interessante o aluno criar espaços entre uma parte e outra do desenho para que ele seja desmontado quando transferido para o papelão.
- Explicitar também que na maioria dos casos o desenho será invertido para ser aplicado na placa, para que quando impresso volte ao formato original. Isso só não acontecerá se o desenho for simétrico, ou seja, se dividido na metade tem as duas partes iguais, mas espelhadas.
- Com o desenho constituído de partes independentes umas das outras, no caso de um desenho assimétrico o aluno deve invertê-lo. Isso pode ser feito com auxilio de mesas de luz. Mas se não tiver disponibilidade na escola, eles podem partir para um processo simples: coloque o desenho apoiado no vidro da janela e desenhe “nas costas” da folha com o auxilio da luminosidade externa e transparência do vidro. É só o aluno refazer seu desenho de base do outro lado da folha.
- Transferir o desenho invertido para um pedaço de papelão que serão as partes de relevo da placa. Essa transferência pode ser feita com carbono. O importante é o desenho sair sem falhas.
- O aluno pode numerar cada pedaço, pois as partes serão recortadas, remontadas e coladas na placa base de papelão que deve ter o tamanho da folha usada no desenho. Sugiro que os trabalhos tenham formato A5.
- Com a placa pronta (o professor pode trazer uma placa para mostrar aos alunos) inicia-se a impressão. O professor pode fazer uma impressão para os alunos verem como se faz. Para isso acontecer sugiro que os alunos trabalhem com rolinhos de espuma e pouca tinta colocada em bandejas de isopor ou outro suporte que possibilite ao aluno esticar a tinta com o rolinho. Ele deve entender que ao passar o rolinho na placa não pode fazer muita força para que a tinta não entre em excesso entre os espaços e o rolinho também não deve estar encharcado de tinta.
- Com todo o processo explicado, os alunos podem tirar as dúvidas, mas o professor deve estar atento, pois elas surgem de fato durante o processo.
- Disponibilize aos alunos, pelo menos cinco folhas para diferentes impressões. Este é um ponto importante, pois a maioria acha que a impressão se resolve na primeira vez que é feita. Essa impaciência é natural.Peça a turma para observar a gravura enquanto processo e marcar a ordem das impressões para verem os progressos obtidos ao longo da aula .
Demonstre usando imagens feitas a partir da placa acima.
- Algumas impressões saem melhores, outras mais fracas:
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9419
NAS TRILHAS DA MEMÓRIA
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(ESPCEX) Leia a frase abaixo e assinale a alternativa que substitui corretamente a oração grifada.
“Vejo que sabes tanto quanto nós, se bem que tenhas estado no local dos acontecimentos.”
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
VEIGA, D. Disponível em: http://dirceuveiga.com.br. Acesso em: 3 maio 2012.
Considerando que a internet influencia os modos de comunicação contemporânea, a charge faz uma crítica ao uso vicioso dessa tecnologia, pois:
- Geografia | 5.2 Migração
A triste partida [...]
A treze do mês
fez a experiência
perdeu sua crença
nas pedras de sal
com outra experiência
de novo se agarra
esperando a barra
do alegre Natal
Passou-se o Natal
e a barra não veio
o Sol tão vermeio,
nasceu muito além
na copa da mata
buzina a cigarra,
ninguém vê a barra
pois barra não tem
[...]
Nós vamos a São Paulo
que a coisa está feia
por terra alheia
nós vamos vagar
se o nosso destino
não for tão mesquinho
pro mesmo cantinho
nós torna a voltar
ASSARÉ, Patativa do. A triste partida. In: ______. Cordéis e outros poemas.
O trecho extraído do poema de Patativa do Assaré retrata uma realidade brasileira de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
¿Cuál de los medios de transporte tiene más ruedas?