O termo “Então”, no terceiro quadrinho da tirinha, pode ser substituído, sem prejuízo de seu sentido original, por
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Las telenovelas en Brasil son un éxito tan grande que un estudio fue realizado para saber el motivo. Lee el fragmento del texto.
El poder de las telenovelas
En América Latina, las telenovelas se han convertido en las producciones locales de mayor éxito comercial. Su alcance es objeto de estudio.
Andrea Rodríguez Burbano En Brasil, la telenovela tiene una particularidad: la ven todas las clases sociales y eso incluye también a los intelectuales. La afición de los brasileños por las telenovelas nacionales incluso llegó a influir en el descenso de la natalidad registrada en ese país en las últimas 4 décadas, según lo confirmó una investigación desarrollada por el Centro de Investigación de Política Económica (CEPR), de Londres. El estudio indicó que este fenómeno se debe a que la población de Brasil dedica mucho tiempo al televisor y no a otros utensilios en el dormitorio. En realidad, la causa de esta disminución se relacionaba con el tamaño pequeño, y poco realista, de las familias que suelen retratar estas series televisivas y que desalientan a los brasileños a la hora de tener hijos. Para José Laso, catedrático de la Universidad Andina Simón Bolívar, especializado en Literatura clásica y Filosofía, las repercusiones que tienen las telenovelas son sorprendentes y se refieren al hecho de que en Brasil los actores de estas series se han convertido en una suerte de consultores sociales, porque tienen, en muchos casos, que resolver las inquietudes que plantea el público cuando ya no están frente a las cámaras.
Disponible en: http://www.telegrafo.com.ec/de7en7/item/el-poder-de-las-telenovelas-galeria.html. Accedido el: 09 abr. 2015. (Fragmento)
Las personas en Brasil se identifican tanto con las telenovelas porque ellas
- Biologia
(PUCRJ) Corais em todo o mundo estão sofrendo de um fenômeno conhecido como branqueamento, que consiste na perda de algas unicelulares que vivem no interior dos tecidos, podendo ocasionar a morte desses animais. Sobre o tipo de interação entre os corais e as algas é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
60.
Leia o texto abaixo com atenção.
LEMOS, C.; BECHELANE, S. Limites da cultura da expansão. Revista Manuelzão, UFMG. Ano 10 nº 43, p. 12-13, dez. de 2007.
Essa substância é
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Tinta guache – cores variadas
- Cartolina, papel cartão ou papel canson
- Suportes laváveis e lisos: ex: azulejo, vidro, cerâmica, placa de alumínio
- Argolas de cortina
PROCEDIMENTOS
- O professor vai explicar para os alunos que a monotipia é um processo de criação de imagens que permite apenas uma impressão;
- Levar exemplos de suportes laváveis, como cerâmica, azulejo, vidro, espelho ou uma placa de alumínio;
- Exemplificar uma impressão, desenhando com os dedos e a guache pastosa, sobre um azulejo pequeno e imprimindo o desenho em um retalho de cartolina com bordas 3 cm maiores que o azulejo;
- Apresentar aos alunos a inversão da imagem após a impressão;
- Pedir para que os alunos elaborem algumas imagens (croquis), a partir de suas referências de lazer. Por exemplo, clube, shopping, cinema, teatro, futebol, concertos e outros, pois a elaboração do croqui auxiliará na escolha de uma melhor imagem a ser trabalhada com a monotipia, devendo os traços ser rápidos e sem o interesse em detalhes.
- Preparar para esta aula os seguintes materiais: guache pastosa de diferentes cores, papéis canson, cartolina ou cartão em tamanhos que ultrapassem 3 cm a medida dos suportes laváveis e lisos como espelho, cerâmica, azulejo, vidro ou placa de alumínio;
- Pedir, após a escolha da melhor imagem, para que os alunos pintem com os dedos e a guache pastosa, sobre o azulejo, a imagem selecionada, requisitando que a pintura seja executada com muita rapidez, evitando, assim, a secagem da tinta antes do momento desejado;
- Entregar aos alunos uma folha de papel mais firme (canson, cartolina ou cartão) para a impressão, no centro do papel, da pintura realizada no azulejo, pressionando levemente e retirando o azulejo com cuidado. Está pronta a monotipia;
- Deixar secar.
- Segue exemplos:
Trabalhos de monotipia - Acervo particular.
- O professor vai providenciar argolas, para unir as monotipias, formando uma cortina;
- Junto com os alunos, o professor vai perfurar os trabalhos, na parte superior e inferior, com um perfurador de papel, de modo que entre uma monotipia e outra sejam encaixadas as argolas;
- Pedir para que cada aluno encaixe as argolas e una os trabalhos por meio destas;
- Expor a cortina no corredor da escola e requisitar que os alunos façam leituras dos trabalhos
Segue exemplo:
Cortina de monotipias - Acervo particular.
- Provocar questionamentos sobre “o que vejo, o que penso e o que é”, iniciando, assim, um exercício de leitura de imagem;
- Encerrar a atividade, pedindo uma avaliação oral dos alunos sobre a vivência monotípica.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5253
MONOTIPIA: UMA TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia e observe atentamente a tira de Mauricio de Sousa.
Enunciado:
Ao falar, toda pessoa tem em mente um propósito em relação ao seu interlocutor. O propósito de Chico Bento é