Operadoras1 de turismo por estado, 2017
1 operadoras: produtoras de viagens; centros de decisão para a montagem de viagens.
A partir do mapa e de conhecimentos acerca do desenvolvimento econômico brasileiro, conclui-se que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 32. Medida de comprimento
Leia esta manchete.
A incrível beleza dos desertos na costa oeste da América do Sul
Fotógrafo Alexander Lindsay percorreu 32 mil km em expedição de oito meses.
Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/a-incrivel-beleza-dos-desertos-na-costa-
oeste-da-america-do-sul.html>.
Imagine que, nessa viagem, o fotógrafo percorreu 1/8 do percurso no primeiro mês, 3/16 no segundo mês, 3/32 no terceiro mês. A distância a ser percorrida nos demais meses para concluir a viagem será de:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A vida surgiu uma única vez ou diversas vezes no planeta? Existem basicamente duas correntes opostas de pensamento sobre esse assunto: a contingência e o determinismo. A contingência sugere que, devido às condições tão específicas e raras que propiciaram um conjunto de moléculas químicas a formar um ser vivo, a vida na Terra teria surgido uma única vez. O determinismo indica a origem da vida como um evento plural, com certa simplicidade molecular e naturalidade quanto ao processo e pode ter ocorrido diversas vezes em nosso planeta.
(www.io.usp.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a presença de DNA, RNA e proteínas em todas as células é um argumento que favorece
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
What time is it? That simple question probably is asked more often today than ever. In our clock‐studded, cell‐phone society, the answer is never more than a glance away, and so we can blissfully partition our days into ever smaller increments for ever more tightly scheduled tasks, confident that we will always know it is 7:03 P.M.
Modern scientific revelations about time, however, make the question endlessly frustrating. If we seek a precise knowledge of the time, the elusive infinitesimal of “now” dissolves into a scattering flock of nanoseconds. Bound by the speed of light and the velocity of nerve impulses, our perceptions of the present sketch the world as it was an instant ago—for all that our consciousness pretends otherwise, we can never catch up.
Even in principle, perfect synchronicity escapes us. Relativity dictates that, like a strange syrup, time flows slower on moving trains than in the stations and faster in the mountains than in the valleys. The time for our wristwatch or digital screen is not exactly the same as the time for our head.
Our intuitions are deeply paradoxical. Time heals all wounds, but it is also the great destroyer. Time is relative but also relentless. There is time for every purpose under heaven, but there is never enough.
Scientific American, October 24, 2014. Adaptado
(FUVEST 2019 1° FASE) Com base no texto e nos fatos que envolveram a política imigratória dos EUA em junho de 2018, é correto afirmar:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
leia o texto a seguir
A história do papel
Antes da invenção do papel, o homem se utilizava de diversas formas para se expressar através da escrita. Na Índia, eram usadas as folhas de palmeiras. Os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca. Na China escrevia-se em conchas e em cascos de tartaruga. As matérias primas mais famosas e próximas do papel foram o papiro e o pergaminho. O primeiro, o papiro, foi inventado pelos egípcios e apesar de sua fragilidade, milhares de documentos em papiro chegaram até nós. O pergaminho era muito mais resistente, pois se tratava de pele de animal, geralmente carneiro, bezerro ou cabra e tinham um custo muito elevado. Os Maias e os Astecas guardavam seus livros de matemática, astronomia e medicina em cascas de árvores, chamadas de "tonalamatl". A palavra papel é originária do latim "papyrus". Nome dado a um vegetal da família " Cepareas" ( Cyperua papyrus). A medula dos seus caules era empregada, como suporte da escrita, pelos egípcios, há 2 400 anos antes de Cristo. Entretanto foram os chineses os primeiros a fabricarem o papel como o atual, começando a produção de papel a partir de fibras de bambu e da seda. [...]
Disponível em: http://www.coladaweb.com/curiosidades/a-historia-do-papel. Acesso em: 10 fev. 2015.
De acordo com o texto, o papel
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
ARTESANATO INDÍGENA
30. Materiais necessários
- Areia colorida seca. (Deve ser tingida antecipadamente pelo professor, com corante comestível ou comum).
- Cola branca.
- Copinho com água e panos de limpeza.
- Disponibilidade para entrar no site www.manetas.com/pollock/ para fazer uma pintura ao estilo de Pollock.
- Imagens de artistas indígenas da tribo Navajo que “pintam” com areia. Disponível em: https://tropisme.wordpress.com/2010/11/22/joe-ben-artista-navajo-sand-painting/. Acesso em 03 abr. 2015.
- Imagens de quadros de Jacson Pollock. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/o_alambique/2012/01/pollock-gotejando-no-abismo.html. Acesso em 03 abr. 2015.
- Impressão das obras apresentadas no site.
- Pincel largo.
- Uma folha de Canson A3, com gramatura grande, para cada trio de crianças.
Procedimentos
1º. Comentar com os alunos que os Navajos são povos indígenas que vivem numa reserva localizada no nordeste do Arizona. Eles são famosos por produzirem tapetes com desenhos geométricos coloridos. Também fazem pinturas de areia, as quais influenciaram Jacson Pollock, um grande nome na pintura expressionista.
2º. Mostrar as imagens citadas e deixar que as crianças comentem bastante sobre as técnicas utilizadas.
3º. Dividir a sala em trios e fornecer o material necessário para fazer a arte baseada nas pinturas Navajo.
Orientar as crianças no uso da cola e da areia, que deve ser apenas uma fina camada sobre o papel, fazendo desenhos geométricos e abstratos.
4º. Fotografar as obras, porque a areia costuma se despregar e o trabalho não poderá ser apreciado depois. Os índios Navajos também desmanchavam seus trabalhos após os rituais.
5º. Discutir com as crianças a respeito do trabalho de Pollock e dos indígenas. Comparar com o trabalho que eles fizeram no papel, com a areia. Chamar a atenção para o que já discutiram em sala sobre o Expressionismo. Explorar nesse momento as principais características desse estilo. Pedir que observem a produção deles e encontrem as características do estilo, nelas.
6º. Expor as fotografias.
7º. Em um segundo momento, visitar a sala de informática e entrar no site sugerido acima para criarem uma obra ao estilo Pollock. Fazer a impressão das imagens se possível.
04.1. ARTE AFRICANA NA HISTÓRIA