No período “Ninguém sabe como ela aceitará a proposta”, a oração grifada é uma subordinada:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Passeando pelas ruas das cidades, podemos nos deparar com algumas obras de arte, os chamados monumentos.
Identifique algumas dessas obras bastante conhecidas e ligue-as aos seus nomes.
- Língua Inglesa | 1.3 Modelo de Questão: Enem x Tradicional
Mauritius: gender roles and statuses
Division of Labor by Gender. The economic success of industry has led to low unemployment rales. This has changed the workplace and home life as women joined the workforce. This industrialization also led to women being promoted faster. According to the Minister of Women, Family Welfare, and Child Development, a quarter of all managers are now women.
Women are the traditional homekeepers of the society. Between 1985 and 1991 the number of women working outside the home increased from 22 percent to 41 percent. With that trend continuing, hired housekeeping and child care have become relatively new and important industries.
The Relative Status of Women and Men. Historically, women have had subordinate roles in Mauritian society. However, the Constitution specifically prohibits discrimination based on sex, and women now have access to education, employment, and governmental services.
In March 1998 the Domestic Violence Act was passed. This gave greater protection and legal authority to combat domestic abuse. In that same year it also became a crime to abandon one’s family or pregnant spouse for more than two months, not to pay food support, or to engage in sexual harassment.
Women are underrepresented in the government. The National Assembly has seventy seats, of which women hold five.
Disponível em: www.everyculture.com. Acesso em: 4 fev. 2013.
Questões como o papel de homens e mulheres na sociedade contemporânea vêm sendo debatidas de diferentes pontos de vista, influenciados por valores culturais específicos de cada sociedade. No caso das Ilhas Maurício, esses valores sustentam a tomada de decisão em torno da:
- Geografia | 3.3 Solo
(UECE) Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(MACKENZIE) É incorreto afirmar que o ânion monovalente apresenta:
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
MUYBRIDGE, E. Cavalo em movimento. Fotografia. Universidade do Texas, Austin, cerca de 1886
Disponível em: www.utexasaustin.edu. Acesso em: 31 ago. 2016 (adaptado).
TEXTO II
GÉRICAULT, T. Corrida de cavalos ou O Derby de 1821 em Epson. Óleo sobre tela, 92 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris.Disponível em: www.louvre.fr. Acesso em: 31 ago. 2016.TEXTO IIIA arte pode estar, às vezes, muito mais preparada do que a ciência para captar o devir e a fluidez do mundo, pois o artista não quer manipular, mas sim “habitar” as coisas. O famoso artista francês Rodin, no seu livro L’Art (A Arte, 1911), comenta que a técnica de fotografia em série, mostrando todos os momentos do galope de um cavalo em diversos quadros, apesar de seu grande realismo, não é capaz de capturar o movimento. O corpo do animal é fotografado em diferentes posições, mas ele não parece estar galopando: “na imagem científica [fotográfica], o tempo é suspenso bruscamente”.Para Rodin, um pintor é capaz, em única cena, de nos transmitir a experiência de ver um cavalo de corrida, e isso porque ele representa o animal em um movimento ambíguo, em que os membros traseiros e dianteiros parecem estar em instantes diferentes. Rodin diz que essa exposição talvez seja logicamente inconcebível, mas é paradoxalmente muito mais adequada à maneira como o movimento se dá: “o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para”.FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.Observando-se as imagens (Textos I e II), o paradoxo apontado por Rodin (Texto III) procede e cria uma maneira original de perceber a relação entre a arte e a técnica, porque o(a)