(IFSUL) Analise as frases a seguir e assinale aquela em que houver erro no uso da vírgula:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Diante dos recursos argumentativos utilizados, depreende-se que o texto apresentado:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. [...] Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar? [...] Não podia ser preguiça só ou indolência. Para o seu gasto, para uso próprio, o homem tem sempre energia para trabalhar relativamente. [...] Seria a terra? Que seria? E todas essas questões desafiavam a sua curiosidade, o seu desejo de saber, e também a sua piedade e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...
BARRETO, L. Triste Fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
O trecho exposto é da personagem Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma. Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Em derramamentos de óleo no mar, os produtos conhecidos como "dispersantes" são usados para reduzir a tensão superficial do petróleo derramado, permitindo que o vento e as ondas “quebrem” a mancha em gotículas microscópicas. Estas são dispersadas pela água do mar antes que a mancha de petróleo atinja a costa. Na tentativa de fazer uma reprodução do efeito desse produto em casa, um estudante prepara um recipiente contendo água e gotas de óleo de soja. Há disponível apenas azeite, vinagre, detergente, água sanitária e sal de cozinha.
Qual dos materiais disponíveis provoca uma ação semelhante à situação descrita?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o quadrinho a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/IRBglZ>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
O quadrinho representa os acontecimentos da Revolução de 1917, que teve como principal motivação a
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIFACS) Os alimentos são fonte de energia para o corpo. As enzimas digestivas na boca, no estômago e nos intestinos desdobram moléculas complexas em estruturas mais simples, como açúcares e aminoácidos que são transportados pela corrente sanguínea para todos os tecidos. Em quase todas as embalagens de alimentos, a quantidade de energia é informada em seus rótulos. A maioria dessas informações é importante porque está baseada em um sistema de medidas,que não leva em consideração a complexidade da digestão. Pesquisas recentes revelam que a quantidade de calor dos alimentos, depende das espécies consumidas, da forma do preparo, dos tipos de bactérias que habitam os intestinos, e de quanta energia é consumida para digerir esses alimentos. Entretanto os cálculos de quantidade de energia atuais desconsideram todos esses fatores.
(DUNN. 2013. p. 51-53)
A respeito dos complexos mecanismos associados à função do sistema digestório humano, é correto afirmar: