(FGV) Levando-se em conta a norma-padrão escrita da língua portuguesa, das frases abaixo, a única correta do ponto de vista da regência verbal é:
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UDESC) A constante universal dos gases, R, cujo valor depende das unidades de pressão, volume e temperatura, não pode ser medida em uma das unidades representadas a seguir. Assinale-a.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEFS) Nos manuais de veículos automotivos, é possível observar o alerta para não deixar o motor em funcionamento em ambientes poucos ventilados, como garagens fechadas e túneis sem circulação adequada de ar, uma vez que essas situações podem levar à morte por asfixia.
Tal fenômeno ocorre porque:
- Matemática | 15.1 Ponto
(ITA) Considere a reta r : y = 2x. Seja A = (3, 3) o vértice de um quadrado ABCD cuja diagonal está contida em r. A área deste quadrado é:
- Física | B. Vetorial
Um foguete viaja pelo espaço sideral com os propulsores desligados. A velocidade inicial tem módulo constante e direção perpendicular à ação dos propulsores, conforme indicado na figura. O piloto aciona os propulsores para alterar a direção do movimento quando o foguete passa pelo ponto A e os desliga quando o módulo de sua velocidade final é superior a, o que ocorre antes de passar pelo ponto B. Considere as interações desprezíveis.
A representação gráfica da trajetória seguida pelo foguete, antes e depois de passar pelo ponto B, é:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tornar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.
LACERDA, L; WERNECK, M.; RIBEIRO, B. Cortiços de hoje na cidade do amanhã. E-metropolis, n. 30, set. 2017.
As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a