(COLÉGIO NAVAL) Uma placa será confeccionada de modo que o emblema da empresa seja feito de um metal que custa R$5,00 o centímetro quadrado. O emblema consiste em três figuras planas semelhantes que lembram três árvores. Para as bases “árvores”, constroem-se segmentos de reta proporcionais a 3, 4 e 5. Se o custo da maior árvore do emblema ficou em R$ 800,00, qual o valor, em reais de todo o emblema?
Questões relacionadas
- Geografia | 8. Regionalização
(FUVEST 2016 1° FASE) Observe o mapa abaixo e leia o texto a seguir.
O terremoto ocorrido em abril de 2015, no Nepal, matou por volta de 9.000 pessoas e expôs um governo sem recursos para lidar com eventos geológicos catastróficos de tal magnitude (7,8 na Escala Richter). Índia e China dispuseram-se a ajudar de diferentes maneiras, fornecendo desde militares e médicos até equipes de engenharia, e também por meio de aportes financeiros.
Considere os seguintes motivos, além daqueles de razão humanitária, para esse apoio ao Nepal:
I. interesse no grande potencial hidrológico para a geração de energia, pois a Cadeia do Himalaia, no Nepal, representa divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ganges e Brahmaputra, caracterizando densa rede de drenagem;
II. interesse desses países em controlar o fluxo de mercadorias agrícolas produzidas no Nepal, através do sistema hidroviário Ganges-Brahmaputra, já que esse país limita-se, ao sul, coma Índia e, ao norte, coma China;
III. necessidades da Índia e, principalmente, da China, as quais, com o aumento da população e da urbanização, demandam suprimento de água para abastecimento público, tendo em vista que o Nepal possui inúmeros mananciais.
Está correto o que se indica em
- Biologia | 12. Ecologia
Solos tropicais costumam apresentar carência de fósforo. Assim, uma adaptação comum em plantas dessas regiões é a associação com fungos micorrízicos, que crescem em suas raízes, facilitando a absorção de água e nutrientes no solo em troca da matéria orgânica proveniente da fotossíntese das plantas. A imagem a seguir demonstra o crescimento de plantas em duas situações: à esquerda, na ausência da associação, em que as plantas não foram capazes de se desenvolver, e à direita, na presença da associação, em que as plantas se desenvolveram regularmente.
Com base no texto e na imagem apresentados, a interação descrita trata-se de
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
O pavão vermelho
Ora, a alegria, este pavão vermelho,está morando em meu quintal agora,Vem pousar como um sol em meu joelhoquando é estridente em meu quintal a aurora.Clarim de lacre, este pavão vermelhosobrepuja os pavões que estão lá fora.É uma festa de púrpura. E o assemelhoa uma chama do lábaro da aurora.É o próprio doge a se mirar no espelho.E a cor vermelha chega a ser sonoraneste pavão pomposo e de chavelho.Pavões lilases possui outrora.Depois que amei este pavão vermelho,os meus outros pavões foram-se embora.COSTA, S. Poesia completa: Sosígenes Costa. Salvador: Conselho Estadual de Cultura, 2001.
Na construção do soneto, as cores representam um recurso poético que configura uma imagem com a qual o eu lírico
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Tinta guache – várias cores
- Folhas de papel ofício
- Folhas de árvores
- Plástico para forrar as mesas
-Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- Nesta aula as crianças vão trabalhar a impressão com folhas.
- Com antecedência, pedir as crianças para levar folhas de árvores de diversas formas e
tamanhos para a aula. OBS: o professor vai marcar o dia que estas folhas serão entregues.
- O professor deverá fazer grupos de 04 alunos.
- Forrar a mesa.
- Pegar uma bandeja de isopor e pedir para as crianças pingarem várias cores de tinta.
( 03 pingos de cada cor).
- Depois, com o palito de picolé, misturar as cores.
- Em seguida, as crianças vão pressionar a folha na tinta e logo após carimbar esta
folha na folha de papel. Levante cuidadosamente a folha do papel.
- O professor deverá auxiliar as crianças nesta hora.
- Pronto, está feita a impressão.
- Agora é só deixar as crianças carimbarem vários tipos de folhas nos papéis, criando
estampas bem legais.
- Mostrar as crianças que cada carimbada sai uma forma diferente, apesar de usar a
mesma folha repetidamente.
- Depois de muitas carimbadas, peça as crianças para fazerem um registro sobre o que
acharam mais interessante nesta atividade.
- Faça uma exposição nos corredores da escola.
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
O coração humano tem sido alvo de estudos da engenharia para a produção de dispositivos alternativos que ajudem a resolver as dificuldades decorrentes dos transplantes naturais. Embora existam hoje corações artificiais, nenhum deles substituiu o original à altura no seu funcionamento. Alguns detalhes mecânicos são fundamentais para o seu perfeito funcionamento. Assim, na construção de um protótipo mais parecido com o coração humano, é necessário considerar que