(UERJ) Uma urna contém uma bola branca, quatro bolas pretas e x bolas vermelhas, sendo x > 2. Uma bola é retirada ao acaso dessa urna, é observada e recolocada na urna. Em seguida, retira-se novamente, ao acaso, uma bola dessa urna.
Se 1/2 é a probabilidade de que as duas bolas retiradas sejam da mesma cor, o valor de x é:
Questões relacionadas
- Química
Antigamente era mais comum entre as famílias armazenar óleos usados em frituras para fabricação de sabão. Além do óleo, utilizam-se também água e soda cáustica (hidróxido de sódio, NaOH), que eram aquecidos até que a mistura adquirisse a consistência do sabão desejado.
A respeito dessa reação assinale a alternativa incorreta.
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(IFCE) Um íon pode ser conceituado como um átomo ou grupo de átomos, com algum excesso de cargas positivas ou negativas. Nesse contexto, a distribuição eletrônica do íon pode ser representado corretamente por
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit) Os glicídios (do grego glicos, "doce") são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono. Essa classe de compostos é muito ampla e abrange desde o açúcar comum até compostos muito complexos, como a celulose e o amido, que são produzidos nos vegetais pelo processo de fotossíntese.
(OS GLICÍDIOS..., 2014).
Com relação às propriedades dos glicídios, é correto afirmar:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UNIFACS) Desde 1918, com a epidemia de gripe espanhola, as autoridades do campo de saúde pública não decretam “emergência sanitária nacional”. Esses 97 anos de estabilidade nas epidemias tiveram solução de continuidade, quando o Ministério da Saúde foi levado a recorrer, nesse mês de novembro, novamente o expediente, ao receber o Relatório sobre bebês portadores de microcefalia na Região Nordeste, sobretudo em Pernambuco, que detém o maior número de notificações. A microcefalia é uma condição neurológica na qual o perímetro encefálico está abaixo do padrão internacional e pode ser causado por desnutrição da gestante, uso de bebida alcoólica ou epidemias infecciosas. O Ministério da Saúde está atribuindo o atual surto da doença à recente epidemia do Zika-vírus, um retrovírus, transmitido pelo mosquito da dengue, Aedes aegypti, que se dissemina, principalmente, no Nordeste. A situação, gravíssima por si só, tornou-se desoladora diante da desinformação e das precárias condições socioeconômicas da maioria das mães gestantes. A criança microcefálica necessita de cuidados especiais que, geralmente, têm um custo elevado, como fisioterapia constante e terapia ocupacional.
Uma análise da problemática da disseminação da microcefalia, associada ao Zika-vírus e relacionada aos conhecimentos das Ciências da Natureza, permite corretamente afirmar:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uesc) A economia provém da vida fotossintética e do sol. Os fotossintetizadores utilizam a radiação solar para produzir a fria moeda em espécie da biosfera. O calor se dissipa e a energia degradada perde-se no espaço, à medida que a riqueza primitiva se acumula. Bactérias fotossintéticas coloridas, protoctistas e plantas do mundo inteiro produzem e “poupam”. Ao comê-los, os consumidores podem “gastar” em atividades metabólicas a energia fotossintética acumulada, ou armazená-la anabolicamente em seus tecidos herbívoros ou predadores. Ao contrário do organismo, que come e expele excrementos, a biosfera é fechada em si mesma. Sua matéria-prima é limitada. Quimicamente transformada, ela é usada repetidas vezes, mas nunca se esgota. O suntuoso excesso de compostos comestíveis e usáveis que a fotossíntese produz leva aos carniceiros e predadores, organismos que matam e comem ou limpam para sobreviver e crescer. (MARGULIS, 2002, p. 210-211).
A respeito do fluxo gerado a partir da energia solar e mantenedor da vida presente no planeta, pode-se afirmar: