(UFPR) Um dado comum, com faces numeradas de 1 a 6, é lançado duas vezes, fornecendo dois números a e c, que podem ser iguais ou diferentes. Qual é a probabilidade de a equação ax² + 4x + c = 0 ter pelo menos uma raiz real?
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a obra de Dióscoro Teófilo Puebla Tilín, intitulada “Primeiro desembarque de Cristóvão Colombo na América”, produzida em 1862. Disponível em:< http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.127/3706.> Acesso em: 17 abr. 2015.
Enunciado:
O autor da obra procurou retratar
- Física | 3.1 Termometria
(ACAFE) Largamente utilizados na medicina, os termômetros clínicos de mercúrio relacionam o comprimento da coluna de mercúrio com a temperatura. Sabendo-se que quando a coluna de mercúrio atinge 2,0 cm, a temperatura equivale a 34°C e, quando atinge 14 cm, a temperatura equivale a 46°C. Ao medir a temperatura de um paciente com esse termômetro, a coluna de mercúrio atingiu 8,0 cm.
A alternativa correta que apresenta a temperatura do paciente, em °C, nessa medição é:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UESC) As paredes dos capilares são constituídas por uma camada única de finas células endoteliais.
Envolvendo as células endoteliais, há uma lâmina basal muito permeável. Assim, os capilares são vazantes. Eles são permeáveis a água, a alguns íons e a algumas pequenas moléculas. A interação de duas forças opostas — pressão sanguínea contra potencial osmótico — determina o fluxo líquido entre o plasma e o fluido intersticial.
(PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 876)
Esse diagrama demonstra a variação na pressão (mmHg) dessas forças, desde a extremidade arterial até a extremidade venosa.
A análise desse diagrama, juntamente com o conhecimento atual a respeito da fisiologia do sistema cardiovascular, permite afirmar:
I. A pressão sanguínea é mais elevada na extremidade arterial do leito capilar e decresce gradativamente à medida que o sangue flui para a extremidade venosa.
II. O potencial osmótico passa a atrair todo o fluido de volta para o capilar, à medida que essa força se torna equivalente, em valores, à pressão sanguínea na extremidade arterial.
III. Durante a troca de fluidos entre os vasos sanguíneos e os espaços intercelulares, nutrientes e O2 serão trocados pelos resíduos produzidos pelo metabolismo celular.
IV. O balanço entre a pressão sanguínea e o potencial osmótico pode ser alterado se a pressão sanguínea nas arteríolas ou a permeabilidade das paredes dos capilares se modificarem, como, por exemplo, no que ocorre durante a liberação da histamina por glóbulos brancos em um processo inflamatório.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Química | 2.8 Radioatividade
Radioisótopos são frequentemente utilizados em diagnósticos por imagem. Um exemplo é aplicação de iodo-131 para detectar possíveis problemas associados à glândula tireoide. Para o exame, o paciente incorpora o isótopo radioativo pela ingestão de iodeto de potássio, o qual se concentrará na região a ser analisada. Um detector de radiação varre a região e um computador constrói a imagem que irá auxiliar no diagnóstico. O radioisótopo em questão apresenta um tempo de meia-vida igual a 8 minutos e emite radiação gama e partículas beta em seu decaimento radioativo.
Química nuclear na medicina. Disponível em: www.qmc.ufsc.br.Acesso em: 28 jul. 2010 (adaptado).
No decaimento radioativo do iodo-131, tem-se a: