(UFPR) Um dado comum, com faces numeradas de 1 a 6, é lançado duas vezes, fornecendo dois números a e c, que podem ser iguais ou diferentes. Qual é a probabilidade de a equação ax² + 4x + c = 0 ter pelo menos uma raiz real?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 01. O Núcleo da Célula
(CEFET PI) “O núcleo celular foi o primeiro organelo a ser descoberto, tendo sido primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802. Foi mais tarde descrito em mais detalhe pelo botânico escocês Robert Brown, em 1831, numa palestra na Sociedade Linneana de Londres. Brown estava a estudar orquídeas ao microscópio quando observou uma região opaca, que chamou de auréola ou núcleo, existentes nas células da camada exterior, em flores.”H Harris. The Birth of the Cell. New Haven: Yale University Press, 1999. Sobre o núcleo interfásico analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I- É envolvido por uma simples camada fosfolipoproteica denominada de carioteca.
II- Contém o nucleoplasma que armazena uma porção arredondada rica em RNA ribossômico envolvida por uma membrana lipídica. Esta porção é denominada de nucléolo.
III- Apresenta um complexo formado por DNA e proteínas denominado de cromatina. Uma região especial da cromatina é chamada de eucromatina, esta se apresenta menos condensada e geneticamente ativa.
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia a reportagem sobre um contexto europeu em relação aos imigrantes.
Europa deve parar 'critério racista' na realocação de imigrantes, diz Grécia
Declaração foi feita por novo ministro de Migração da Grécia. UE aprovou um plano para distribuir 160 mil refugiados.
A UE aprovou um plano para distribuir 160 mil refugiados, a maior parte da Síria e da Eritréia, por seus 28 estados, com o objetivo de enfrentar a pior crise de refugiados do continente desde a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros 19 exilados da Eritréia pedindo asilo foram transferidos da Itália para a Suécia na sexta-feira. Alguns países, como a Eslováquia e o Chipre, expressaram preferência por refugiados cristãos, enquanto a Hungria disse que o fluxo de muitos muçulmanos ameaça os "valores cristãos" da Europa. O ministro da Migração grego, Yannis Mouzalas, disse em entrevista que a Grécia tem tido problemas para encontrar refugiados a serem enviados para alguns países porque estes estabeleceram o que ele chamou de "critérios racistas". Ele preferiu não falar a que países se referia. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/europa-deve-parar-criterio-racista-na-realocacao-de-imigrantes-diz-grecia.html>. Acesso em: 08 nov. 2015.
a) Aponte os aspectos que tornam os países europeus em destino para um grande contingente de refugiados.
b) Apresente impactos que a presença maciça de imigrantes pode provocar no continente europeu.
- Língua Inglesa | Não Possui Tópico Definido
Heroism: why heroes are important
The term “hero” comes from the ancient Greeks. For
them, a hero was a mortal who had done something
so far beyond the normal scope of human experience
that he left an immortal memory behind him when
[5] he died, and thus received worship like that due to
the gods. But people who had committed unthinkable
crimes were also called heroes. Originally, heroes
were not necessarily good, but they were always
extraordinary; to be a hero was to expand people’s
[10] sense of what was possible for a human being.
Today, it is much harder to detach the concept of
heroism from morality; we only call heroes those whom
we admire and wish to emulate. But still the concept
retains that original link to possibility. We need heroes
[15] first and foremost because our heroes help define the
limits of our aspirations. We largely define our ideals
by the heroes we choose, and our ideals – things like
courage, honor and justice – largely define us. Our
heroes are symbols for us of all the qualities we would
[20] like to possess and all the ambitions we would like
to satisfy. A person who chooses Martin Luther King
as a hero is going to have a very different sense of
what human excellence involves than someone who
chooses, say, Madonna.
[25] That is why it is so important for us as a society,
globally and locally, to try to shape these choices. Of
course, this is a perennial moral issue, but it is clear
that the greatest obstacle to the appreciation and
adoption of heroes in our society is pervasive and
[30] corrosive cynicism and skepticism. This obstacle of
cynicism has been seriously increased by scandals
like the steroids mess in sports competitions and by
our leaders’ opportunistic use of heroic imagery for
short term political gain.
[35] The best antidote to this cynicism is realism about the
limits of human nature. We are cynical because so often
our ideals have been betrayed. We need to separate
out the things that make our heroes noteworthy, and
forgive the shortcomings that blemish their heroic
[40] perfection. The false steps and frailties of heroic
people make them more like us, and since most of us
are not particularly heroic, that may seem to reduce
the heroes’ stature. But this pulls in the other direction
as well: these magnificent spirits, these noble souls,
[45] amazingly, they are like us, they are human too.
Again, the critical moral contribution of heroes is the
expansion of our sense of possibility. Heroes can help
us lift our eyes a little higher to build more boldly
and beautifully than others, and we may all benefit
[50] by their examples. And Heaven knows we need those
examples now.
SCOTT LABARGE www.scu.edu
The concept of heroism is central to human experience.
Nowadays, the choice of a hero results from:
- Ciências - Fundamental | 02. Tipos de Fontes de Energia
(ENEM) “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças estavam brincando de cabo de guerra no pátio da escola. No início da brincadeira 12 crianças estavam participando. Algumas crianças saíram. Veja como a brincadeira ficou.
SMOLE, Kátia Stocco (Org). Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enunciado:
1. Quantas crianças havia ao todo?
2. Faça os cálculos e descubra quantas crianças saíram da brincadeira.
3. Quantas crianças continuaram a brincar?