(COLÉGIO NAVAL) Sejam as operações ... e # definidas no conjunto dos inteiros positivos, tais que x ... y = 2x + y e x # y = x² + xy – 1. Determine o sucessor do número resultante da expressão [(1#3)1#2...[(1#2)#(2#1)].
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na relação entre as populações masculina e feminina no Brasil, observou-se, em 2000, o total de 97 homens para 100 mulheres. Para 2050, espera-se que a razão entre a população masculina e a feminina fique em torno de 94%, isto é, em cada grupo de 100 mulheres haverá 6 excedentes em relação à quantidade de homens. Dessa forma, estimou-se que, em 2050, o excedente feminino na população total poderá atingir 7 milhões de mulheres.
Disponível em:
Esses dados indicam que a população brasileira total em 2050, distribuída por sexo, poderá atingir cerca de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
O sujeito do verbo em destaque é indeterminado, por não se identificar o ser de quem se fala, no verso:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
60. Texto base: Leia o trecho a seguir. Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a ideia de que todos os países da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha [...]. O sistema de alianças na Europa Central [...] foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado. CHURCHILL, em 5 de outubro de 1938. D’Une Guerre à L’Autre (1914-1939). Paris, Hachette, 1982. p. 352.(Fragmento)
Enunciado:
O trecho corresponde a uma fala do Primeiro Ministro britânico quando se deu o início das campanhas militares de invasão e conquista de territórios na Europa por parte do governo nazista, as quais deram origem aos conflitos armados da Segunda Guerra Mundial.
Tais invasões por parte do governo nazista alemão eram justificadas pela
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Texto I
Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...
AMADO, J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto II
À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.
TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).
Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Um enfeite para berço é constituído de um aro metálico com um ursinho pendurado, que gira com velocidade angular constante. O aro permanece orientado na horizontal, de forma que o movimento do ursinho seja projetado na parede pela sua sombra.
Enquanto o ursinho gira, sua sombra descreve um movimento