(CEFET-RJ) Alex, Beatriz e Camila foram convidados a fazerem afirmações sobre o número N = 250 + 420.
- Alex afirmou que N é múltiplo de 8;
- Beatriz afirmou que metade de N é igual a 225 + 410;
- Camila afirmou que N é par.
Quantas das afirmações feitas pelos participantes são verdadeiras?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 14 e 15 referem-se à tirinha a seguir, que diz respeito às Variações Linguísticas.
Leia-a e observa-a com muita atenção.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.educacional.com.br/ – 23/11/2010 – adaptado.
A variação de uma língua é o modo pelo qual ela se diferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural em que os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica) – 23/11/2010 – adaptado.
Observando na tirinha a língua verbal manifestada pelo personagem representado como ‘novo namorado da filha’, e o conceito de Variação Linguística, o humor confirma ou não confirma a crítica do ‘pai-personagem’, dizendo que o namorado era bem mais velho do que a filha de dezoito anos? Justifique sua resposta.
- Arte
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO)
ROTELLA, M. Marilyn, 1962. Disponível em: wvvw.nyu.edu. Acesso em: 30 maio 2016.
A técnica da décollage, utilizada pelo artista Mimmo Rotella em sua obra Marilyn, é um procedimento artístico representativo da década de 1960 por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
A figura no anúncio refere-se
- Língua Portuguesa
As folhas da árvore que lhe dá sombra desenham arabescos móveis nas páginas do livro.
O jardim é uma festa. Passa no ar uma borboleta amarela, 6como uma folha de papel de seda levada pelo vento. Um besouro zumbe em torno dum canteiro. Uma rosa se despetala lentamente e as pétalas rolam para o chão. Há, pelos canteiros, verdes de todos os matizes. As glicínias perfumam o ar. Por entre a relva se arrastam insetos minúsculos de asas coloridas.
4Amaro fecha o livro e olha o jardim. Por que será que lhe vem à memória a imagem de Clarissa? Clarissa é parte integrante deste jardim florido e luminoso, Clarissa é como a relva veludosa, como as glicínias, como as margaridas, como as rosas.
Clarissa é qualquer coisa de agreste e puro. 1Clarissa é música e é poesia, menina e moça – olhos abertos para o mistério da vida, alma que amanhece.
5Amaro recorda com amargura que na sua adolescência sentiu passar pela sua frente raparigas em flor, sem sequer levantar os olhos dos livros em cuja leitura mergulhara. Elas cantavam e riam ao sol. 3Ele – insensato – pensava que 2a vida estava só nos livros...
Agora é tarde. Tarde para voltar. 6Tarde para corrigir. O milagre da mocidade não se repete.
VERÍSSIMO, Érico. Clarissa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 97.
Assinale a alternativa correta em relação à obra Clarissa, Érico Veríssimo, e ao texto:
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
En el día del amor, ¡no a la violencia contra la mujer!
Hoy es el día de la amistad y del amor. Pero, parece que este día es puro floro, porque en nustre país aún existen muchos casos de maltrato entre las parejas, sobre todo hacia las mujeres. Por eso, el Ministerio de la Mujer y Poblaciones Vulnerables (MIMP) lanza la segunda etapa de la campaña "Si te quieren, que te quieran bien".
Esta campaña busca detener de una vez el maltrato contra la mujer y para eso, concientizar sobre la importancia de denunciar estos casos. Y es que las cifras son preocupantes. Cada hora se denuncian 17 casos de violencia contra la mujer y en total los Centros de Emergencia de la Mujer (CEM) y el MIMP atendieron en un año a más de 36 mil denuncias de las cuales 7 mil eran de niñas y adolescentes menores de 17 años. Un abuso.
Si eres testigo o víctima de algún tipo de violencia ya sea física, psicológica o sexual debes llamar gratuitamente a la línea 100 desde teléfono fijo o celular.
Disponível em: http://napa.com.pe. Acesso em: 14 fev. 2012 (adaptado).
Pela expressão puro floro, infere-se que o autor considera a comemoração pelo dia do amor e da amizade, no Peru, como uma oportunidade para: