(UNICAMP) Considere o polinômio cúbico p(x) = x³ + x² - ax – 3, onde a é um número real. Sabendo que r e -r são raízes reais de p(x), podemos afirmar que p(1) é igual a:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.6 Hidrografia
Qual é a dinâmica pela qual evolui a rede de rios? O sistema evolui espontaneamente para o estado mais conveniente, de energia mínima, impulsionado por fluxos de água e energia vindos de tempestades, avalanches e transporte de sedimentos. Trata-se de um processo de auto-organização da paisagem.
(Nelson B. Peixoto. “O rio, a inundação e a cidade”. In: Revista Estudos Avançados, no 91, setembro/dezembro de 2017.)
Um exemplo de auto-organização da paisagem natural relacionada aos rios é
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(CFT-MG) Na composição química das células, os íons são tão importantes que pequenas variações na sua porcentagem modificam profundamente a dinâmica celular.
Associou-se corretamente, o íon à sua respectiva função em:
- Matemática | 10. Estatística
(IME) O time de futebol X irá participar de um campeonato no qual não são permitidos empates. Em 80% dos jogos, X é o favorito. A probabilidade de X ser o vencedor do jogo quando ele é o favorito é 0,9. Quando X não é o favorito, a probabilidade de ele ser o vencedor é 0,02 Em um determinado jogo de X contra Y o time X foi o vencedor. Qual a probabilidade de X ter sido o favorito nesse jogo?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Uma cadeia alimentar marinha é constituída por cinco níveis tróficos e a espécie do topo dessa cadeia é consumida por humanos. Um poluente inorgânico, que é absorvido por tecidos de muitos seres marinhos, foi descartado inadequadamente no oceano.
Esse poluente apresentará maior risco à saúde dos humanos se o seu ingresso nessa cadeia alimentar marinha ocorrer através dos
- História | 5.5 Revolução Inglesa
(IBMEC-RJ) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:
“Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns”.
Esta afirmativa é o resultado: