(CEFET-MG) Considere os polinômios:
p(x) = x³ + x² + x + 1 e n(x) = c(x+1)(x -1), onde c € R*.
Se r(x) = ax + b, com a, b € R é o resto da divisão de p(x) por n(x), o valor da soma (a+b) é igual a:
Questões relacionadas
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(PUC-CAMPINAS) Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo:Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...)
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)
Um dos estilos de época marcantes do século XIX é aquele pelo qual se manifesta a convicção de que todos os atos humanos são determinados pela ação direta tanto do meio social quanto por injunções biológicas. Tal determinismo está presente, como característica fundamental,
- Física | A. Escalar
(UNIT) A figura é uma representação, em escala, da fotografia estroboscópica do movimento de uma esfera que foi abandonada de uma altura a 20,0 m do solo, sendo fotografada a cada 0,5s, a partir do início da queda
Nessas condições, é correto afirmar que o módulo da aceleração da esfera, em m/s², era de
- Língua Portuguesa
Na Bélgica, presidenta destaca diversidade cultural brasileira
Na abertura do Festival 1Europalia, em Bruxelas, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem à diversidade cultural do Brasil, que estará presente em manifestações artísticas e culturais na capital da Bélgica. Segundo ela, são exposições desde a pré-colonização até a “vanguarda mais experimental em mais de 400 atividades envolvendo as mais variadas linguagens artísticas e manifestações regionais do país”.
Para a presidenta Dilma, a cultura é a expressão maior da alma de uma sociedade e, no momento em que o mundo precisa reaprender a importância do diálogo, o Brasil e a América do Sul têm a oferecer a capacidade de conviver em paz nessa diversidade.
“A diversidade cultural do Brasil integra nossas raízes históricas. 2Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somam-se às três matrizes onde surgiram o povo brasileiro: a indígena, a europeia e a africana. Eis uma mistura que nos orgulha e define. 3Os brasileiros orgulham-se muito de seu patrimônio cultural e de suas tradições populares, mas também ousam reinventá-los e reinterpretá-los. Mostraremos aqui, na Europalia, 4um pouco dessa cultura viva em movimento permanente.”
5A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere “os percalços do momento”. Além disso, acrescentou, “é mais um passo no aprofundamento do conhecimento mútuo, fundamental para a construção do mundo mais democrático, aberto e plural que todos queremos”.(Disponível em blog.planalto.gov.br. Acesso: terça-feira, 4 de outubro de 2011.)
1 Europalia: Festival Internacional de Cultura da Europa, que homenageia, este ano, o Brasil.
Releia: “A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere os ‘percalços do momento’.” (referência 5)
A oração destacada nesse período indica circunstância de:
- Física | 2.6 Hidrostática
Um mergulhador fica preso ao explorar uma caverna no oceano. Dentro da caverna formou-se um bolsão de ar, como mostrado na figura, onde o mergulhador se abrigou.
Durante o resgate, para evitar danos a seu organismo, foi necessário que o mergulhador passasse por um processo de descompressão antes de retornar à superfície para que seu corpo ficasse novamente sob pressão atmosférica. O gráfico mostra a relação entre os tempos de descompressão recomendados para indivíduos nessa situação e a variação de pressão.
Considere que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m.s−2 e que a densidade da água seja de ρ = 1 000 kg.m−3.
Em minutos, qual é o tempo de descompressão a que o mergulhador deverá ser submetido?
- Arte | 1. Introdução
Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do calendário da ONU do ano de 2002. Autodidata, J. Borges publicou seu primeiro cordel em 1964, intitulado O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, seguido de O Verdadeiro Aviso de Frei Damião Sobre os Castigos que Vêm, cuja publicação deu início à sua carreira de gravador. Na década de 1970, artistas plásticos, intelectuais e marchands passaram a encomendar suas xilogravuras, o que levou as imagens a ganharem cada vez mais autonomia em relação ao cordel. Desde então, o itinerário do artista vem se fortalecendo pela transmissão dos conhecimentos da xilogravura às novas gerações de sua família, com quem mantém a Casa de Cultura Serra Negra, no sertão pernambucano.
Disponível em: http://msn.onne.com.br. Acesso em: 21 maio 2010.
A xilogravura é um meio de expressão de grande força artística e literária no Brasil, especialmente no Nordeste brasileiro, onde os artistas populares talham a madeira, transformando-a em verdadeiras obras de arte. Com total liberdade artística, hoje já conquistaram espaço entre os diversos setores culturais do país, retratando cenas